in

Yum versus DNF causa problemas para a Fedora Logistics

Um debate na lista de discussões do Fedora tem levantado a questão da troca.

Yum versus DNF causa problemas para a Fedora Logistics

Já falamos aqui que o gerenciador de pacotes DNF será a “próxima geração do Yum“. Ele está em desenvolvimento há mais de meia década e tem sido o padrão sobre o tradicional Yum para várias versões do Fedora. No entanto, muita coisa ainda está causando dores de cabeça para alguns desenvolvedores. Uma boa parte dos usuários ainda deseja que DNF seja renomeado para Yum. Portanto, a polêmica está posta e causando dores de cabeça ao pessoal do Fedora Logistics.

Em novas instalações do Fedora,  yum já aponta para dnf. Embora o RHEL8 Beta ainda o chame de “yum”, há algumas esquisitices presentes, especialmente para administradores de sistemas.

Um dos legados remanescentes do Yum nos sistemas modernos do Fedora é que os arquivos do repositório ainda são colocados em /etc/yum.repos.d. Tem havido uma nova proposta para fazer a localização de fato /etc/distro.repos.d com o Fedora 31 no final deste ano. Por algum tempo, o DNF já suportou esse /etc/distro.repos.d como um local de fallback para a análise de arquivos do repositório, portanto, a proposta F31 não é uma grande mudança técnica.

A favor ou contra?

Esta proposta levantou uma quantidade razoável de objeções com alguns desenvolvedores/usuários que ainda não gostavam do nome DNF. Yum ou DNF? Façam suas apostas!

Como dito anteriormente, eles desejavam uma renomeação para o Yum, scripts legados usando o antigo “yum”. Isso causará uma confusão para administradores de sistema que também mantinham caixas RHEL/EL e preocupações relacionadas. Aqueles a favor da proposta parecem defender apenas a remoção da antiga marca Yum.

Neste estágio nenhuma decisão foi tomada, porém se você levar a sério o debate DNF versus Yum, este tópico da lista de discussão é onde o problema está sendo levantado. Qual deve sair ganhando?

Fonte

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Dez razões para usar o Fedora

Dez razões para usar o Fedora

Jogos no PC e muito além dele