in

ZFS On Linux 0.8.3 lançado com muitas correções

Linus Torvalds não recomenda ZFS.

O polêmico recurso ZFS On Linux acaba de ganhar uma atualização importante, a 0.8.3. Esta foi a primeira grande atualização ocorrida desde o mês de setembro de 2019. O
ZFS On Linux 0.8.3 possui o mesmo kernel support do Linux 2.6.32 para o Linux 5.4 assim como seu antecessor. No entanto, a diferença deste ZFS On Linux 0.8.3 (ZoL release), é que ele foi lançado com muitas correções importantes.

Bem, e quais são essas correções presentes no ZFS On Linux 0.8.3 lançado?

ZFS On Linux 0.8.3 lançado com muitas correções

  • Há soluções de problemas do ZTS para vários ‘issues’ de código que surgiram no cppcheck;
  • várias melhorias no manuseio de criptografia;
  • correções de erros de digitação;
  • e mais de cem outras alterações no total para este lançamento pontual na série ZFS On Linux 0.8.

A lista completa de correções para o ZFS On Linux 0.8.3 pode ser encontrada via GitHub, enquanto mais informações sobre essa porta do sistema de arquivos Linux estão disponíveis no ZFSOnLinux.org.

Linus Torvalds não recomenda o uso do ZFS no Linux

O criador do kernel Linux, Linus Torvalds, não recomenda o uso do ZFS no Linux. Para ele, é preciso esperar que a Oracle licencie novamente o código para torná-lo amigável para a inclusão da linha principal. Porém, mesmo assim, ele não parece muito animado pelos recursos do ZFS ou pelo desempenho geral.

Derrotado no recente debate na lista de discussão sobre os pensamentos relativos ao scheduler do kernel Linux, Linus respondeu a uma postagem de um usuário reclamando sobre o kernel Linux recentemente quebrando o módulo ZFS fora da árvore.

Ele escreveu sobre o ZFS no Linux:

Observe que “we don’t break users” é literalmente sobre aplicativos de espaço do usuário e sobre o kernel que mantenho.

Se alguém adiciona um módulo do kernel como o ZFS, eles estão por conta própria. Não posso mantê-lo e não posso ficar vinculado a alterações no kernel de outras pessoas.

E, honestamente, não há como eu mesclar qualquer um dos esforços do ZFS até receber uma carta oficial da Oracle assinada pelo consultor jurídico principal ou preferencialmente pelo próprio Larry Ellison que diz que sim, não há problema em fazê-lo e tratar o problema.

Outras pessoas acham que pode ser bom mesclar o código ZFS no kernel e que a interface do módulo o faz bem, e essa é a decisão deles. Mas, considerando a natureza litigiosa da Oracle e as questões sobre licenciamento, não há como me sentir seguro ao fazê-lo.

E não estou nem um pouco interessado em alguma coisa da “camada de ZFS” que algumas pessoas pensam que isolaria os dois projetos. Isso não agrega valor e, considerando os direitos autorais da interface da Oracle (veja o Java), também não acho que seja uma vitória real no licenciamento.

Não use o ZFS. É simples assim. Sempre foi mais um chavão do que qualquer outra coisa (…) os problemas de licenciamento apenas o tornam um ponto de partida para mim.

Os benchmarks que eu vi não fazem o ZFS parecer tão bom. E até onde eu sei, ele não tem mais nenhuma manutenção real. Portanto, do ponto de vista da estabilidade a longo prazo, por que você iria querer usá-lo?, afirmou Linus.