in

Zorin Grid simplifica o gerenciamento do Linux

O Zorin Grid tem como objetivo facilitar as implementações em larga escala do Linux.

Zorin Grid simplifica o gerenciamento do Linux

O Zorin OS é uma daquelas distribuições Linux que nunca deixam de surpreender. Ela oferece uma interface de usuário que pode ser configurada para se parecer muito com outros sistemas operacionais tipo o Windows e direciona usuários novos ao Linux. Embora seja bem-sucedida com esse público-alvo, a plataforma tem um recurso chegando em breve que certamente mexerá com a cabeça do administrador. Esse recurso é o Zorin Grid, que simplifica o gerenciamento de grandes lançamentos do Linux.

Zorin Grid simplifica o gerenciamento do Linux

Esse novo recurso permitirá que empresas, escolas e outras organizações gerenciem facilmente todos os seus computadores a partir de um único ponto de entrada. Com o Zorin Grid, você poderá configurar, gerenciar e proteger uma distribuição inteira de computadores com o sistema operacional Zorin OS.

Políticas de segurança, instalações e atualizações de aplicativos, monitoramento do sistema, inventário de hardware e software, configurações da área de trabalho e muito mais, tudo isso em um painel da GUI baseada em nuvem.

Como o Zorin Grid funciona

Zorin Grid simplifica o gerenciamento do Linux

O Zorin Grid torna a integração de sistemas incrivelmente rápida. Depois de configurar o servidor, você instala o software cliente no PC de destino, vincula-o à organização no servidor e aceita a inscrição no Zorin Grid Dashboard. O Zorin Grid aplicará automaticamente todas as configurações que você definiu no servidor ao cliente.

Se sua empresa exige sistemas de compartimentação em grupos, o Zorin Grid permite criar grupos para equipes ou departamentos. Quando um sistema é adicionado a um grupo, todos os aplicativos, configurações e políticas relevantes para esse grupo são aplicados.

Como o Zorin Grid é um sistema baseado na nuvem, você pode gerenciar todos os PCs baseados no Zorin OS na sua empresa a partir de qualquer navegador da web.

O custo e a liberação

Até este momento, o preço da Zorin Grid ainda não foi divulgado. No entanto, sabe-se que escolas e organizações sem fins lucrativos obterão a solução a um preço reduzido. Embora o Zorin Grid voltado ao cliente seja de código aberto, o servidor será proprietário. Foi revelado que a solução do servidor pode acabar sendo lançada sob alguma licença de código aberto.

A distro Zorin também planeja dar suporte a outras distribuições Linux, começando pelos sistemas Ubuntu e derivados. Isso acontecerá assim que o lançamento oficial de Zorin Grid for aprovado.

As implicações

Apesar de críticas com relação à combrança, a distro Zorin está fazendo a coisa certa ao não liberar o servidor como código aberto. É uma excelente forma de lucrar com a tecnologia para ajudar a manter os negócios em funcionamento e, em algum momento, descobrir uma maneira de liberar o código sem afetar os resultados.

Fora da questão do licenciamento, isso é de grande importância para a comunidade de código aberto. Sim, existem outras tecnologias que podem fazer coisas semelhantes, mas nenhuma delas é capaz de fazê-lo com tanta facilidade. Claro, você pode usar o Ansible, ou uma combinação de Ansible e Rundeck, para fazer algo semelhante, mas há uma considerável curva de aprendizado envolvida.

Se o Zorin Grid puder cumprir a promessa de simplicidade, as implicações dessa tecnologia serão profundas na comunidade Linux. De fato, algo assim poderia ser o que ocasiona uma mudança capaz de abalar o mundo da TI. O Zorin Grid poderia possibilitar que mais e mais empresas adotassem o Linux como sua próxima solução de desktop.

O Linux é uma plataforma incrivelmente poderosa, estável e flexível, mas até o momento, o sistema operacional ainda não tinha os meios para os administradores gerenciarem facilmente grandes lançamentos com um nível de simplicidade exigido atualmente. Quem administra grandes empresas nem sempre tem tempo para gravar arquivos YAML complicados para produzir implantações bem-sucedidas. Felizmente, o Zorin Grid pega essa complexidade e a transforma em algo simples de lidar.

Isso se traduz em possibilidades para o Linux. E uma vez que a Zorin Grid possa operar com outras distribuições, as possibilidades se tornam ilimitadas. Em vez de poder controlar apenas os desktops, ele pode se estender até o CentOS Server ou até o RHEL ou o SUSE Enterprise Linux.

Um sistema de gerenciamento de lançamentos que inclui uma combinação de desktops e servidores Linux, independentemente da distribuição.

Certifique-se de ingressar na lista de correspondência de notificações do Zorin Grid, para que você fique ciente no momento em que a tecnologia estiver disponível.

Fonte: TechRepublic

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

OpenShot corrige bugs e adiciona processamento de efeitos de vários núcleos

OpenShot corrige bugs e adiciona processamento de efeitos de vários núcleos

Session: Um programa de mensagens de código aberto que não precisa do seu número de telefone

Session: Um programa de mensagens de código aberto que não precisa do seu número de telefone