2 distribuições Linux que chegaram ao fim por conta de uso indevido de propriedade intelectual Apple!

2 distribuições Linux que chegaram ao fim por conta de uso indevido de propriedade intelectual Apple!

O projeto MacOS-Linux 11.04, era uma distribuição Linux que copiava perfeitamente o MacOS e foi descontinuado pelo desenvolvedor. O projeto segundo os sites que anunciaram o fato, já tinha tudo para dar errado e muitos problemas já estavam sendo esperados. No entanto, precisamos ressaltar que as distribuições Linux citadas aqui e encerradas devido a uso de propriedade intelectual da Apple não foram encerradas hoje, mas vale muito a pena que todos saibam o motivo.

2-distribuicoes-chegaram-fim-propriedade-intelectual-apple-2021
Imagem reprodução Softpedia

Muitos usuários disseram que a distribuição sofreu muitas ameaças de processos por conta da cópia fiel ao sistema da Apple, e depois de um certo tempo o repositório que estava ativo no SourceForge foi removido com a alegação de direitos autorais, e assim o desenvolvedor declarou que o projeto estava morto.

Todos os logotipos e ícones contidos no sistema da Apple são protegidos por direitos autorais. Ainda disse que estava com sérios problemas com o Linux Kernel porque a distribuição era baseada no Ubuntu 11.04 que teve seu suporte encerrado em 2012.

Imagem do Google Imagens

Bom, este não é o primeiro sistema que tenta imitar o sistema da Apple, podemos lembrar do PearOS e que também está morto e pelo mesmo motivo, até o momento tivemos conhecimentos destas duas distribuições, ambas descontinuadas pelas mesmas razões.

Os usuários podem utilizar os temas e ícones em seus sistemas lançados em sites de personalizações, porém não podem redistribuir sistemas com tais personalizações ou terão problemas com a Apple e futuros processos por direitos autorais. Muitos podem questionar que o desenvolvimento foi feito pela comunidade, que não pegamos o código da Apple, mas é preciso lembrar que as cores e os padrões que a Apple usa são todos registrados e protegidos.

Imagem do Google Imagens

Por isso, mais um vez, é importante lembrar que existem patentes de muitas coisas, e é necessário ficar atento a tudo isso para não termos problemas. O uso de material indevido pode gerar multa e em alguns casos até prisão. Por fim, certamente devem ter muitas outras distribuições que tiveram que encerrar suas atividades por conta do uso de alguma propriedade intelectual da Apple. No entanto, não podemos negar que essas duas mexeram e muito no mundo da maçã.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.