Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Lançado o Mageia 6

Depois de uma longa espera, o lançamento final do sistema operacional Mageia 6 GNU/Linux está finalmente aqui.

De acordo com o colaborador do Mageia, Rémi Verschelde, o desenvolvimento do Mageia 6 demorou mais do que o esperado porque a equipe queria transformá-lo em sua maior versão. Mageia 6 vem mais de dois anos após a série Mageia 5 e sete meses e meio após o Mageia 5.1.

“Embora o desenvolvimento do Mageia 6 tenha sido muito mais longo do que o previsto, tomamos o tempo para polir e garantir que será a nossa maior versão até agora”, diz o anúncio de lançamento. “Agradecemos a nossa comunidade por sua paciência, e também a nossa equipe de empacotamento e QA que forneceu um suporte prolongado para o Mageia 5”.

O que há de novo no Mageia

Os destaques do Mageia 6 incluem o ambiente de trabalho KDE Plasma 5.8.7 LTS e o gerenciador de pacotes DNF da Red Hat como alternativa ao urpmi da Mandriva. Isso permitirá que os usuários instalem pacotes de repositórios de terceiros como o Fedora COPR ou o OpenSUSE Build Service.

O GRUB2 é agora a implementação padrão do gerenciador de inicialização no Mageia 6, que é alimentado pelo kernel  4.9.35. Vem com uma pilha gráfica moderna, usando a Mesa 17.1.4 3D Graphics Library, bem como servidores X.Org Server 1.19.3 e Wayland 1.11.0.

Ambientes de desktop alternativos disponíveis no Mageia 6 incluem GNOME 3.24.2, Xfce 4.12.1, Cinnamon 3.2.8, MATE 1.18 e LXQt 0.11. E entre algumas das aplicações mais populares incluídas, podemos citar o Firefox 52.2.0 ESR e Chromium 57, a suíte de escritório LibreOffice 5.3.4.2 e o cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird 52.2.1.

Com a Mageia 6, a equipe também queria modernizar e unificar a aparência de sua distribuição GNU/Linux, então eles criaram um novo conjunto de temas e ícones do sistema, com a ajuda do designer Timothée Giet. O Mageia 6 será suportado nos próximos 18 meses, até 16 de janeiro de 2019.

Os usuários do Mageia 5 que serão suportados até 31 de outubro de 2017, são encorajados a atualizar o sistema o mais rápido possível. Você pode baixar o Mageia 6 com KDE, GNOME ou Xfce, para arquiteturas de hardware de 64 bits e 32 bits.

Comentários