in

6 melhores gerenciadores de discos grátis para Linux

Aqui está uma lista recomendada com 6 ferramentas de particionamento para distribuições Linux.

6 melhores gerenciadores de discos grátis para Linux

Normalmente, você ajusta as partições de disco durante a instalação do sistema operacional. Mas, e se você precisar modificar as partições em algum momento após a instalação? Então, é aí que você precisará de um desses 6 melhores gerenciadores de discos grátis para Linux.

Na maioria dos casos, não é necessário instalar separadamente o gerenciador de partição porque ele vem pré-instalado. Além disso, é importante notar que você pode optar por um gerenciador de partição CLI (Interface de Linha de Comandos) ou algo com uma GUI (Interface Gráfica do Usuário).

ATENÇÃO!

Lidar com gerenciadores de discos é uma tarefa arriscada. Não faça isso, a menos que seja absolutamente necessário. Se você estiver usando uma ferramenta de particionamento baseada em linha de comando, precisará aprender os comandos para realizar o trabalho. Ou então, você pode acabar apagando todo o disco.

Os 6 melhores gerenciadores de discos grátis para Linux

A lista abaixo está classificada em ordem alfabética. Com essas ferramentas, podemos adicionar, redimensionar, excluir e até recuperar dados e ajustar tabelas de partições na sua distribuição Linux.

A maioria dessas ferramentas de particionamento deve estar disponível no repositório da sua distro.

Cfdisk [CLI]

6 melhores gerenciadores de discos grátis para Linux
Cfdisk

Cfdisk é um dos gerenciadores de discos mais fáceis de se utilizar, graças à sua interface de usuário diferente (ncurses). Faz parte do pacote de programas utilitários essenciais do Linux, o util-linux.

De todos os gerenciadores de partições com Interface de Linha de Comandos, esse é o que eu mais gosto de utilizar.

Para iniciar o Cfdisk, basta digitar no Terminal o comando abaixo:

sudo cfdisk /dev/sda

Como exemplo, acessei meu disco ‘sda‘.

Fdisk [CLI]

Fdisk

O Fdisk é um utilitário de linha de comando que vem integrado em todos os sistemas operacionais baseados em Unix. Não se preocupe, apesar de exigir que você inicie um terminal e insira comandos, isso não é muito difícil.

No entanto, se você estiver muito confuso ao usar um utilitário baseado em texto, deverá se ater aos aplicativos GUI. Pois, todos eles fazem a mesma coisa.

Aqui está um exemplo de como acessar o disco ‘sdb‘ com o Fdisk:

sudo fdisk /dev/sdb

Você pode consultar a página Wiki do Projeto de Documentação do Linux para obter a lista de comandos e mais detalhes sobre como ela funciona.

GNOME Disks Utility

GNOME Disks Utility

Um gerenciador de partições baseado em GUI que vem junto com o Ubuntu ou qualquer distribuição baseada no Ubuntu como o Zorin OS.

Ele ainda ajuda na formatação do USB, se houver algum problema.

Você pode até mesmo tentar reparar uma partição com a ajuda desta ferramenta. As opções também incluem a edição do sistema de arquivos, a criação de uma imagem de partição, a restauração da imagem e o benchmarking da partição.

GNOME Disks Utility

GNU Parted [CLI]

GNU Parted

Ainda outro utilitário de linha de comando que você pode encontrar pré-instalado em sua distribuição Linux.

Você só precisa digitar o seguinte comando para começar:

sudo parted

GNU Parted

GParted

GParted

GParted talvez seja o mais popular gerenciador de partições baseado em GUI disponível para distribuições Linux. Você pode tê-lo pré-instalado em algumas distribuições.

Se não encontrar, basta procurar na loja de aplicativos da sua distribuição Linux e instalá-lo.

Ele solicita diretamente que você autentique como usuário root ao iniciá-lo. Então, você não precisa utilizar o terminal aqui. Após a autenticação, ele analisa os dispositivos e, em seguida, permite ajustar as partições de disco.

Você também encontrará uma opção para “Tentativa de recuperar dados” em caso de perda de dados ou exclusão acidental de arquivos.

GParted

KDE Partition Manager

6 melhores gerenciadores de discos grátis para Linux
KDE Partition Manager

O KDE Partition Manager provavelmente deve vir pré-instalado em distribuições Linux baseadas no KDE. Mas, se não estiver lá, você pode procurá-lo no centro de software para instalá-lo facilmente.

Você pode importar / exportar tabelas de partição junto com muitas outras opções disponíveis para ajustar.

KDE Partition Manager

Menção Honrosa

Apesar de eu ter citados apenas os 6 melhores gerenciadores de discos grátis para Linux, não poderia esquecer de mencionar o QtParted como uma das alternativas para a lista de gerenciadores de discos.

No entanto, ele não é mantido há anos. Logo, não recomendo usá-lo.

Se você quiser saber como particionar discos no Linux, não perca essa postagem.

Fonte: it’s FOSS

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Valve admite erro ao descartar um relatório de vulnerabilidade grave

Valve lança oficialmente o serviço Steam Link!

Hackers invadem rede da Avast

Novo malware do Windows também pode forçar sites da WordPress