Tutoriais

17/01/2022 às 16:11

24 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

8 alternativas ao Photoshop para instalar no Linux

Photosho para Linux não tem! Mas, temos ótimas alternativas gratuitas instalar e usar!

8 alternativas ao Photoshop para instalar no Linux

Procurando uma maneira de executar o Photoshop no Linux? Você pode ter algumas tarefas de edição de imagem, fotos que precisam ser aprimoradas ou pintura básica para concluir. No entanto, o Adobe Photoshop não está disponível para o Linux. No entanto, existem várias e ótimas alternativas ao Photoshop para utilizar no Linux. Inclusive, versões online ou para instalar. Contudo, estas aplicações equivalentes ao Adobe Photoshop o ajudarão a editar imagens com facilidade.

As 5 alternativas ao Photoshop para utilizar no Linux

Alternativa 1: O GIMP

Se algum programa pudesse ser considerado “versão de código aberto do Photoshop para Linux“, seria o GIMP (GNU Image Manipulation Program). O GIMP existe desde 1995 (o Photoshop foi lançado em 1988), tornando-o um dos aplicativos de código aberto mais antigos disponíveis.

É uma ferramenta flexível que inclui vários recursos principais que replicam muitos dos mesmos efeitos que o Photoshop. O GIMP também é construído com extensibilidade em mente, o que significa que você pode adicionar novas funcionalidades instalando plugins de terceiros.

Em suma, o GIMP é poderoso o suficiente para ser suficiente em uma capacidade profissional. A única desvantagem é que o GIMP evita especificamente copiar a interface do Photoshop. Embora seja uma alternativa forte ao Photoshop, você terá várias teclas novas e comandos de menu para aprender.

Assim que você escolher a melhor alternativa Photoshop para a sua distribuição Linux, saiba que você pode instalar com os comandos abaixo. Mas, você também pode buscar pelo nome do aplicativo na Central de Programas do seu sistema!

Veja um exemplo de como buscar qualquer software no Ubuntu pela Central de aplicativos:

Depois, basta clicar no item listado, neste caso o GIMP. E depois no botão instalar.

Instalando o GIMP no Ubuntu, Debian, Fedora, Arch Linux e derivados

Se você já escolheu o GIMP como a melhor alternativa ao Photoshop no Linux, então você agora precisa executar os comandos de instalação. No entanto, fique atento aos comandos e aos sistemas.

Para instalar o GIMP no Ubuntu, Linux Mint e derivados, execute o comando abaixo:

Terminal
sudo apt install gimp

Para instalar no Fedora ou derivados, execute o comando:

Terminal
sudo dnf install gimp

Para Debian, execute o comando abaixo como ROOT:

Terminal
su
apt install gimp

Para instalar o GIMP no Arch Linux, execute:

Terminal
sudo pacman -S gimp

Além disso, também temos um guia completo, passo a passo, para instalar o GIMP no Linux, ou seja, em qualquer distribuição Linux.

Alternativa 2: Krita outra alternativa ao Photoshop no Linux

Em 1998, o desenvolvedor alemão Matthias Ettrich mexeu com o GIMP e construiu uma interface baseada em Qt para ele. Causou divisões na comunidade GIMP, levando ao desenvolvimento de um editor de imagens concorrente: o Krita.

O foco principal do Krita é como uma aplicação de pintura digital. Como tal, ele tenta ocultar a maioria de seus elementos de interface para facilitar o aprendizado para iniciantes e a pintura para veteranos.

O que constitui “pintura digital”? Coisas como arte conceitual, quadrinhos, texturas etc. Tudo isso é facilitado pelo pacote de ferramentas padrão do Krita, incluindo vários pincéis padrão, vários mecanismos de pincel, um mecanismo avançado de camadas e suporte para edição raster e vetorial.

Instalando o Krita no Ubuntu, Debian, Fedora, Mageia, Arch Linux e derivados

Assim que você escolher a melhor alternativa Photoshop para a sua distribuição Linux, saiba que você pode instalar com os comandos abaixo. Mas, você também pode buscar pelo nome do aplicativo na Central de Programas do seu sistema!

E se foi o Krita, que você escolheu como a melhor alternativa ao Photoshop no Linux, então você agora precisa executar os comandos de instalação. No entanto, fique atento aos comandos e aos sistemas.

Para instalar o Krita no Ubuntu, Linux Mint e derivados, execute o comando abaixo:

Terminal
sudo apt install krita

Para instalar no Fedora ou derivados, execute o comando:

Terminal
sudo dnf install krita

Para Debian, execute o comando abaixo como ROOT:

Terminal
apt install krita

Para instalar o Krita no Arch Linux, execute:

Terminal
sudo pacman -S krita

Alternativa 3: Photoshop Online Editor

Este editor de fotos é uma versão on-line gratuita do editor de gráficos do Adobe Photoshop com suporte a arquivos PSD. Essa ferramenta de edição de fotos on-line foi projetada para solucionar problemas simples de fotos, como redimensionar ou adicionar texto, além de aprimorar profundamente as fotos, criar páginas da Web e ilustrações. Para retoque de fotos, você pode usar camadas, máscaras, objetos inteligentes, estilos de camada, filtros, formas de vetor e muito mais que a versão original do Adobe Photoshop. Definitivamente, uma vantagem é que, durante o processo de edição, você pode se desconectar da Internet e continuar trabalhando offline.

Alternativa 4: MyPaint

Se você está procurando um aplicativo de pintura digital com uma interface realmente mínima, o MyPaint pode ser adequado para você. Como Krita, ele criou artistas conceituais, de quadrinhos e pintores de textura que odeiam a distração de janelas e barras de ferramentas.

O MyPaint é certamente mais simples que o Krita, portanto, não espere que ele seja tão cheio de recursos. No entanto, isso não significa que está faltando. O MyPaint suporta tablets sensíveis à pressão, possui um tamanho ilimitado de tela e opções de pincel personalizáveis.

Se o Krita é muito pesado para você, então MyPaint é provavelmente o que você deseja. Mas se você tentar o MyPaint e não for suficiente, mude para o Krita. Se o MyPaint for a melhor alternativa ao Photoshop para você temos um tutorial para instalar o MyPaint no Linux.

Alternativa 5: Photopea

Uma ferramenta baseada em navegador que utiliza os recursos do seu PC local, o Photopea é executado em qualquer plataforma de desktop. Com sua interface de usuário semelhante ao Photoshop (barra lateral, menu, barra de ferramentas, histórico etc.) e suporte para formatos de imagem padrão, é um substituto ideal.

Você obterá os melhores resultados em um navegador baseado no Chromium, como o Google Chrome.

Também não se preocupe com a perda de arquivos. Toda a edição que você faz com o Photopea é armazenada no seu computador, e não na nuvem. Este aplicativo pode até lidar com arquivos PSD do Photoshop, arquivos Adobe XD, além de arquivos de fotos RAW, XCF e SKETCH.

Photopea é suportado por anúncios. No entanto, você pode pagar R$ 84,00 para ocultar os anúncios por três meses. Embora você possa ter alguns resultados de desempenho durante a edição intensiva de imagens, o Photopea é uma ótima alternativa ao Photoshop.

Alternativa 6: Pinta

No Windows, uma das melhores alternativas ao Photoshop é o editor de imagens gratuito, Paint.NET. Uma alternativa ao MS Paint, é flexível e extensível através de plugins e mais leve que o Photoshop.

O equivalente Linux do Paint.NET é o Pinta, um aplicativo que vem com tudo o que você precisa imediatamente. Isso inclui todas as funções básicas e básicas, camadas ilimitadas, histórico completo de edições e mais de 35 efeitos para ajustes de imagem. Você também pode alternar entre uma interface ancorada e uma interface de janela flutuante.

Enquanto o GIMP oferece uma experiência semelhante ao Photoshop, o Pinta é ideal para retoques rápidos de imagem e edições simples.

Outras alternativas gráficas ao Photoshop que você pode considerar para utilizar no Linux

A principal atração do Photoshop é a edição de imagens e a pintura básica. Os aplicativos que incluímos lidam com esses recursos, mas se você quiser algo um pouco diferente? Felizmente, os usuários do Linux podem usar vários aplicativos de criação e edição de imagens de código aberto.

Darktable: para uma experiência semelhante ao Photoshop Elements, tente o Darktable.

  • Inkscape: é uma alternativa de código aberto ao Adobe Illustrator, oferecendo ferramentas de desenho flexíveis para ajudar a criar imagens impressionantes do zero.

Em suma, estas ferramentas são apenas a ponta do iceberg para utilizar no Linux aplicativos gráficos como alternativas ao Photoshop. Esperamos te ajudado você!

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.