Red Hat defende mudanças no CentOS

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Pegando muitos de surpresa,o CentOS 8 encerrará seu ciclo de vida útil em breve, já em 2021. A versão grátis do Red Hat Entrprise Linux é muito usada e principalmente em grandes organizações. No entanto, em vez disso, a Red Hat de propriedade da IBM está procurando posicionar o CentOS “Stream” na frente do RHEL como seu upstream. Isso não caiu bem para muitos.

Outras distribuições Linux empresariais têm procurado fazer uso da situação em atrair usuários do CentOS que procuram um novo lar para empresas como o Oracle Linux, bem como alguns que trabalham para criar novas distribuições como o CentOS, como o Rocky Linux.

No entanto, a Red Hat ainda está expressando otimismo de que o CentOS Stream funcionará para cerca de “95%” das atividades atuais e eles estarão lançando algumas opções novas, ainda a serem anunciadas para ajudar a preencher a lacuna (presumivelmente alguma expansão de seu Programa de Desenvolvimento RHEL gratuito ou outra opção de preço RHEL de baixo custo e autoatendimento).

Red Hat defende mudanças no CentOS

Red Hat defende mudanças no CentOS

Karsten Wade, que foi um dos membros originais do conselho do CentOS, colaborador de longa data do Fedora e arquiteto de comunidade sênior da Red Hat, escreveu um novo post no blog do CentOS que continua defendendo sua causa. Basicamente, expõe o caso da perspectiva do código aberto que a mudança é ótima, já que o RHEL não será mais desenvolvido por trás de um “firewall”, mas terá um upstream de código aberto com o CentOS Stream e, portanto, também será capaz de promover mais envolvimento da comunidade e transparência.

Dessa perspectiva, o CentOS Stream é ótimo para RHEL. Porém, a mudança desagrada quem procura um lanche grátis na forma de CentOS (não Stream). Para aqueles que podem não estar felizes com esta mudança, Wade observou,

Tenho certeza de que o CentOS Stream pode cobrir 95% (ou mais) das atividades atuais dos usuários presas nos vários lados da lacuna de disponibilidade. Acredito que a Red Hat também disponibilizará soluções que podem cobrir outros lados da lacuna sem muita azia do usuário no final. Começar agora é a hora de ajudar genuinamente o Projeto CentOS a entender o que você precisa em uma substituição do CentOS Linux, em alguns detalhes. Até mesmo suas postagens mais raivosas estão sendo lidas e seus pontos de vista apaixonados estão sendo vistos e compreendidos. Não sou o único veterano do Linux trabalhando nisso.

No final das contas, a Red Hat estabeleceu um endereço de e-mail de “perguntas do CentOS”, onde estão buscando feedback bom ou ruim sobre as mudanças planejadas. O endereço de e-mail redireciona para a unidade de negócios (não vendas) da Red Hat.

Wade ainda afirma que:

É difícil equilibrar as necessidades e processos de tomada de decisões de negócios com as necessidades e processos de tomada de decisões abertas da comunidade. Indiscutivelmente, a Red Hat tem estado entre as melhores organizações nessa linha difícil e tênue.

Se você confia em nosso código o suficiente para executá-lo por tanto tempo, peço que confie em nós para tomar boas decisões aqui. Peço que você confie na Red Hat e no Conselho do CentOS para trabalhar com você para encontrar uma maneira de trazer a comunidade para o próximo capítulo.

O novo endereço de e-mail para feedback e outros comentários sobre a mudança planejada do CentOS através do blog do CentOS.org.

Decisão foi da Red Hat e não da IBM

Você sabe quem usa o CentOS? Uma lista restrita inclui Disney, GoDaddy, Rackspace, Toyota e Verizon. Ainda assim, dezenas de outras empresas criam produtos em torno do CentOS. Isso inclui GE, Riverbed, F5, Juniper e Fortinet. Quanto dinheiro a Red Hat ganha com esses “clientes” do CentOS? Zero.

No blog do CentOS, um usuário insatisfeito disse: “Toda a premissa e a única razão pela qual alguém usa o CentOS é porque ele foi reconstruído o RHEL. Parabéns por minar isso, idiotas.”

Exatamente e essa é a maior razão pela qual o CentOS está sendo retirado do CentOS Stream.

Ninguém na Red Hat estava disposto a declarar isso publicamente, mas vários executivos da Red Hat disseram em off que era esse o caso.

Um disse: “Não tinha quase nada a ver com a IBM. Estávamos conversando sobre isso em detalhes antes mesmo de a notícia da aquisição chegar, no outono de 2018. Havia dois motivos internos. Primeiro, a engenharia e as vendas não podiam, por mais que vivessem a descobrir como posicionar o CentOS em seus respectivos portfólios.

E a ideia de transformar o CentOS em um upstream começou em 2014, quando Jim Perrin [agora um gerente de programa principal da Microsoft e ex-desenvolvedor da Red Hat e membro do conselho do CentOS] falou sobre a possibilidade em um Fórum Internacional de Software Livre (FISL), palestra no Brasil em 2014. O resultado foram os CentOS Special Interest Groups (SIG), que deram início ao caminho para o CentOS Stream.

CentOS atrapalhava vendas do RHEL

Um ex-executivo da Red Hat confidenciou: “O CentOS estava destruindo as vendas. A percepção do cliente era ‘é da Red Hat e é um clone do RHEL, então está pronto!’ Não é. É uma cópia de segunda categoria. ” De onde, essa pessoa se senta, “Isso é 100% defensivo para evitar mais perdas para o CentOS.”

Ainda outro ex-funcionário da Red Hat disse. Se não fosse pelo CentOS, a Red Hat teria sido uma empresa de 10 bilhões de dólares antes que a Red Hat se tornasse um negócio de bilhões de dólares.

Mais um funcionário da Red Hat disparou:

Veja o FAQ do CentOS. Diz bem ali: CentOS Linux NÃO é suportado de forma alguma pela Red Hat, Inc. CentOS Linux NÃO é Red Hat Linux, NÃO é Fedora Linux. NÃO é Red Hat Enterprise Linux. NÃO é RHEL. CentOS Linux NÃO contém Red Hat® Linux, Fedora ou Red Hat® Enterprise Linux. CentOS Linux NÃO é um clone do Red Hat® Enterprise Linux. CentOS Linux é construído a partir de código-fonte disponível publicamente fornecido pela Red Hat, Inc para Red Hat Enterprise Linux em um sistema de construção completamente diferente (mantido pelo Projeto CentOS). Não devemos nada a você.

Dick Morrell, que trabalha com segurança no CentOS, twittou: A comunidade [é] definida pela cooperação e interação. Se o @CentOSProject fosse um empreendimento residencial construído pela comunidade, ele desfrutaria de extensões, andares e recursos contribuídos por aqueles que se beneficiam e usam suas instalações.”

Morrell continuou,

“No entanto, o @CentOSProject tem sido o presente benevolente que continuou dando e aqueles que reclamam agora nunca apareceram com tijolos de cimento ou vidros para essa construção.” Portanto, ele diz que antes de reclamar, essas pessoas devem olhar de que forma efetivamente contribuíram para apoiar o projeto. Além disso, há a questão dos prejuízos causados à Red Hat.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.