KDE Applications traz NeoChat e melhor integração de arquivos remotos

Claylson Martins
Por Claylson Martins

O Projeto KDE anunciou hoje a disponibilidade dos Aplicativos KDE 20.12.1 como o primeiro lançamento pontual na série KDE Applications 20.12 e a primeira atualização em 2021. O pacote de software de código aberto KDE Applications 20.12 foi lançado no mês passado e provavelmente já chegou aos repositórios de software estáveis de muitas distribuições GNU/Linux populares, trazendo vários novos recursos e melhorias para os fãs do ambiente de desktop KDE Plasma e aplicativos. Agora, vemos o lançamento da primeira atualização de manutenção, KDE Applications 20.12.1, que traz uma infinidade de mudanças para tornar sua experiência com o KDE Apps melhor.

A maior mudança neste lançamento pontual é a introdução da primeira versão estável do novo cliente de bate-papo chamado NeoChat, que usa o protocolo Matrix.

KDE Applications traz NeoChat e melhor integração de arquivos remotos

O NeoChat apareceu pela primeira vez com a última atualização do KDE Plasma Mobile no mês passado. Isso significa que o NeoChat é compatível com plataformas móveis (incluindo Android) e desktop, o que é uma ótima notícia para quem possui um telefone PinePhone Linux com KDE Plasma Mobile.

Assim, o NeoChat possui:

  • um editor de imagens embutido;
  •  suporte para enviar e aceitar convites;
  • a capacidade de lembrar a última sala em que você entrou;
  • suporte para mostrar sua última mensagem lida;
  • bem como marcadores de leitura.

Da mesma forma, mais recursos incríveis serão adicionados em atualizações futuras.

Outra mudança interessante na primeira atualização dos Apps do KDE em 2021 é a introdução de um novo ad-on chamado KIO Fuse. Ele visa a tornar a integração de arquivos remotos com seu ambiente de desktop KDE Plasma muito melhor do que antes. Isso especialmente ao usar aplicativos de terceiros como o LibreOffice, pois trata arquivos remotos como se fossem locais.

O KDE costumava fazer cópias locais de arquivos remotos que eram então copiados entre os servidores e a área de trabalho. Isso provou não ser confiável e poderia levar à perda de dados, explicam os desenvolvedores do KDE.

Outras melhorias

  • O visualizador de documentos Okular foi atualizado para reconhecer arquivos Markdown de maneira mais confiável;
  • lidar melhor com arquivos PDF defeituosos sem travar e suportar caracteres especiais como “Å” na pesquisa.
  • Além disso, o gerenciador de arquivos Dolphin mais uma vez oferece suporte à rolagem com dispositivos não touchpad que têm recursos de rolagem vertical e horizontal, não tenta mais executar arquivos JS (JavaScript) executáveis e não trava mais ao abrir uma nova guia quando há texto no campo de pesquisa e ao tentar arrastar uma unidade de disco no painel Locais.
  • O reprodutor de música Elisa agora lembra corretamente a “Forçar indexação do sistema de arquivos” na janela de configuração, permite que você pressione os botões Reproduzir ou Enfileirar nos itens da grade ao usar a visualização Arquivos e não consome mais alto uso da CPU ao reproduzir música.
  • O visualizador de imagens Gwenview também foi atualizado para salvar e restaurar arquivos JPEG de maneira adequada;
  • e o utilitário de captura de tela do Spectacle não fica mais lento e lento ao fazer várias capturas de tela em rápida sucessão.

Para mais detalhes, você pode estudar o changelog completo. Enquanto isso, você deve ficar de olho nos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux favorita para os pacotes do KDE Applications 20.12.1 e atualizar o mais rápido possível.

9to5 Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.