Plots: um aplicativo de plotagem de gráfico matemático para Linux

Plots: um aplicativo de plotagem de gráfico matemático para Linux

O Plots é um aplicativo de plotagem de gráfico matemático que facilita a visualização de fórmulas matemáticas. Você pode usá-lo para funções trigonométricas, hiperbólicas, exponenciais e logarítmicas.

O Plots permite que você plote gráficos de diferentes funções matemáticas, que você pode inserir interativamente, bem como personalizar a cor de seus gráficos.

Escrito em Python, o Plots tira proveito de hardware moderno usando OpenGL. Ele usa GTK 3 e, portanto, se integra bem com o GNOME.

Plots: um aplicativo de plotagem de gráfico matemático para Linux

O uso de plotagens é simples. Para adicionar uma nova equação, clique no sinal de mais. Clicar no ícone da lixeira exclui a equação. Também existe a opção de desfazer e refazer. Você também pode aumentar e diminuir o zoom.

Plots: um aplicativo de plotagem de gráfico matemático para Linux
O Plots é um aplicativo de plotagem de gráficos que facilita a visualização de fórmulas matemáticas.

A caixa de texto onde você digita é compatível com equações. O menu possui uma opção de ajuda para acessar a documentação. Você encontrará dicas úteis sobre como escrever várias notações matemáticas. Você também pode copiar e colar as equações.

Não há opção para exportar os gráficos ou copiá-los para a área de transferência, infelizmente. Você sempre pode fazer capturas de tela no Linux e usar a imagem em seu documento onde você deve adicionar os gráficos.

Instalando o Plots no Linux

O Plots tem diferentes opções de instalação disponíveis para vários tipos de distribuição. Os usuários do Ubuntu 20.04 e 20.10 podem aproveitar o PPA:

sudo add-apt-repository ppa:apandada1/plots

sudo apt update

sudo apt install plots

Para outras distribuições baseadas em Debian, você pode instalá-lo a partir do arquivo .deb disponível aqui. Como um usuário Arch Linux, você pode usar o pacote Flatpak ou instalá-lo usando AUR. Se estiver interessado, você pode verificar o código-fonte em seu repositório GitHub.

It’s FOSS