O Systemd 249 foi promovido a estável como a versão mais recente deste sistema de inicialização Linux. Assim, o novo Systemd 249 foi lançado com nova opção para atualizações simples de todo o sistema de arquivos. O Systemd 249 traz muitas mudanças, como de costume, com os novos lançamentos do systemd. Uma das mudanças mais importantes é a capacidade de realizar atualizações A/B de todo o sistema de arquivos. Conforme explicado no log de alterações,
Systemd 249 lançado com nova opção para atualizações simples de todo o sistema de arquivos
Ao operar em imagens de disco por meio da opção –image = de várias ferramentas (como systemd-nspawn ou systemd-dissect), ou quando o udev não encontra o parâmetro ‘root =’ na linha de comando do kernel e várias raízes adequadas ou /usr/ partitions existem na imagem, então uma comparação simples inspirada em strverscmp () é feita no rótulo da partição GPT e a partição mais recente é escolhida. Isso permite uma lógica de atualização A /B simples e genérica do sistema de arquivos completo, em que novas versões do sistema operacional são colocadas em partições cujo rótulo é então atualizado com um identificador de versão correspondente.”
Alguns dos outros destaques do systemd 249 incluem:
- Systemd-sysusers e systemd-firstboot agora oferecem suporte à consulta de informações dos subsistemas de credenciais;
- As configurações de partição systemd-repart têm uma nova opção “MakeDirectories =” para criar diretórios arbitrários dentro dos sistemas de arquivos à medida que são criados;
- O arquivo /etc /os-release tem novas variáveis opcionais de IMAGE_VERSION = e IMAGE_ID = em torno das informações da imagem do sistema operacional;
- Um novo banco de dados de hardware udev para dispositivos FireWire;
- O protocolo nativo do Journal agora está devidamente documentado;
- Várias melhorias no servidor DHCP;
- systemd-detect-virt agora pode identificar corretamente os ambientes Amazon EC2.
SystemD é polêmico?
Acima temos apenas um resumo do que há de mais importante nesta versão. Assim, para obter mais detalhes sobre todas as alterações 249 do sistema e downloads de código-fonte acesse o link via GitHub. Neste mesmo link é possível baixar o código fonte do Systemd 249.
O SystemD é um recurso que causa certa polêmica no mundo Linux. Algumas distribuições simplesmente o descartaram. É o caso da distribuição Devuan Linux, por exemplo. Outras como Fedora procuram sempre aperfeiçoá-lo.
Sempre que atualizamos algum serviço no Linux, seja CentOS, RHEL, Fedora, Debian, Ubuntu, Mint entre outras distribuições, precisamos reiniciar todos os daemons que usam a biblioteca. O Systemd com o próprio PID 1 também usa OpenSSL. Como você reinicia o daemon systemd sem reiniciar o Linux e outros serviços como Apache, SSHD, Firewalld.
Podemos usar vários comandos para determinar se os serviços ou daemons do Linux precisam ser reiniciados quando as bibliotecas críticas são instaladas. Em muitas distros Linux, os serviços são reiniciados automaticamente. Por exemplo, quando a atualização do OpenSSL é instalada, mas serviços como PHP-CI ou Apache / Nginx não são reiniciados. Portanto, precisamos localizar esses serviços e reiniciá-los, incluindo o systemd.
Através dos comandos yum update, apt update, dnf update entre outros, são utilizados pra atualizar as diversas distribuições Linux.
Para mais detalhes sobre isto, acesse este link.