Os desenvolvedores responsáveis pela distribuição Ubuntu Unity Remix anunciaram um novo marco de desenvolvimento de seu próximo ambiente de desktop UnityX 10. Anunciado no início de maio, o UnityX é o sucessor do Unity7. Assim, a próxima versão principal, o UnityX 10, está planejada para o final deste ano como parte da próxima distribuição Ubuntu Unity Remix 21.10, que, é claro, será baseada na próxima versão do sistema operacional Ubuntu 21.10 (Impish Indri).
O UnityX apresenta os recursos centrados no teclado do Unity7 e se destina a computadores normais e pequenos tablets com teclados e palmtops.
O ambiente UnityX 10 promete novos recursos em comparação com Unity7, incluindo um novo design de barra lateral para o inicializador de aplicativos e a visualização de aplicativos abertos, um novo painel com ícones da bandeja do sistema, incluindo ícones de Wi-Fi, Bluetooth e PulseAudio autônomos, um atalho de Logout, como bem como um iniciador de aplicativos e atalhos de “aplicativos abertos”.
Ambiente de desktop UnityX 10 apresenta novos designs de painel e barra lateral
O novo painel também mostra o uso de RAM, CPU e bateria, bem como a data atual com a hora ao lado, e permite que você acesse facilmente os atalhos do teclado. O UnityX 10 também contará com suporte para notificações do sistema, um novo utilitário de configurações e foi reescrito no Fish, enquanto partes dele ainda são escritas no Python 3.
Você pode verificar a nova aparência do próximo ambiente de desktop UnityX 10 nas imagens acima, cortesia da equipe de desenvolvimento do UnityX. Do mesmo modo, e se você quiser compilá-lo em sua distribuição de escolha do GNU/Linux baseada no Debian ou Ubuntu, você pode baixar o binário DEB do segundo Release Candidate aqui.
Contudo, lembre-se de que esse trabalho ainda está em andamento. Portanto, use-o de acordo com seus próprios critérios e evite a instalação em um ambiente de produção. Assim, alguns recursos podem estar ausentes ou incompletos, e você deve esperar a presença de bugs.
Principais novidades
- Inclui um novo design de barra lateral para o inicializador de aplicativos e a visualização de aplicativos abertos;
- Widgets adicionados;
- Adicionadas notificações do sistema;
- Adicionados ícones de bandeja;
- Os programas separados de WiFi, Bluetooth e PulseAudio foram substituídos por ícones de bandeja;
- O inicializador de aplicativos e os atalhos de ‘aplicativos abertos’ foram movidos para o painel;
- Adicionado botão de logout;
- Adicionado tempo próximo à data.
Do mesmo modo, pode acompanhar o progresso do desenvolvimento do UnityX na página de lançamentos do GitLab do projeto.
Via 9to5Linux