Microsoft compra aplicativo de edição de vídeo Clipchamp

Claylson Martins
Claylson Martins

A Microsoft está investindo pesado no Windows 11 que tem esteia marcada para dia 5 de outubro. É que a gigante anunciou a aquisição do aplicativo Clipchamp, com sede em Brisbane, Austrália. Trata-se de uma empresa de plataforma de edição e criação de vídeo. No entanto, o valor pela aquisição não foi revelado. 

A tecnologia da Clipchamp, em algum momento, será integrada ao Microsoft 365 para consumidores, educação e clientes empresariais, de acordo com a Microsoft. Assim, o Clipchamp já estava trabalhando com a Microsoft como parceira. Clipchamp também fez parceria com o Google, integrando sua tecnologia de criação de vídeo com Google Cloud, Google Workspace e em Chromebooks. A parceria com o Google – junto com o desejo da Microsoft de entrar na comunidade de criadores de vídeo – são razões prováveis ??para a aquisição da Microsoft Clipchamp, anunciada em 7 de setembro.

“O vídeo está se estabelecendo como um novo tipo de ‘documento’ para empresas, grandes e pequenas, usado dentro e fora de organizações para lançar uma ideia, explicar um processo ou se comunicar com os membros da equipe”, disse Chris Pratley, vice-presidente corporativo da Office Media Group, em uma postagem de blog anunciando o negócio.

“Seja um anúncio de mídia social de 10 segundos, um argumento de venda de 2 minutos para um produto ou um vídeo de instrução de 20 minutos, Clipchamp e a Microsoft fornecerão as ferramentas e a experiência de que você precisa”, continuou Pratley.

Microsoft compra aplicativo de edição de vídeo Clipchamp

A Clipchamp funciona no navegador e foi fundada em 2014. A Microsoft vem trabalhando para integrar a tecnologia de criação, edição e gerenciamento de vídeo no Office há anos. Em 2018, a Microsoft comprou Flipgrid, que disponibiliza tecnologia de criação de vídeo simples para o mercado educacional. A Microsoft também estava interessada em comprar os negócios da TikTok nos Estados Unidos no ano passado. No entanto, a questão parecia muito politizada pelo governo Trump e com a derrota dele, o negócio acabou não acontecendo.

A Microsoft integrou sua própria plataforma de stream de vídeo empresarial em seu serviço Office 365 e Microsoft 365. A Microsoft tem reconstruído seu serviço de vídeo Microsoft Stream ao longo dos próximos meses e irá movê-lo para usar o SharePoint Online e o OneDrive for Business para armazenar e gerenciar vídeos no Microsoft 365. Porém, no caso do Clipchamp, não se sabe ainda de que forma o serviço continuará sob o guarda-chuva da Microsoft. Acompanhe o anúncio oficial neste link.

Via ZDNet

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.