AMD tem uma correção importante para suspender e retomar no kernel Linux 5.15

Claylson Martins
Claylson Martins

Desde o ano passado, a AMD tem trabalhado para obter seu código de estado de hibernação s2idle/suspend-to-idle S0ix. A ideia é oferecer suporte a este estado de inatividade de plataforma de energia mais baixa em laptops AMD mais novos e também houve outras melhorias de suspensão/retomada da AMD nos últimos tempos. Agora, com o Linux 5.15, o ciclo do kernel apresenta uma correção importante para o código AMD s2idle. Portanto, a novidade é que a AMD tem uma correção importante para suspender e retomar no kernel Linux 5.15.

A partir do relato de um usuário falando sobre a retomada incorreta da suspensão com um HP ENVY X360, o Linux 5.15 tem uma correção para ele e outros laptops que enfrentam um problema semelhante. O problema original era retomar da suspensão e o LED de energia não funcionaria, algumas teclas, como os controles de brilho, não funcionariam e a ventoinha de resfriamento não giraria mesmo sob carga. Sim, é uma experiência bastante ruim com um laptop Linux.

AMD tem uma correção importante para suspender e retomar no kernel Linux 5.15

AMD tem uma correção importante para suspender e retomar no kernel Linux 5.15
Imagem: AMD / YouTube

Enviado para o Linux 5.15 como parte de mais atualizações de ACPI, os desenvolvedores estão mudando em torno do código de suporte de suspensão para inatividade para atender às expectativas de firmware de plataforma em alguns sistemas AMD.

Ao depurar o problema do laptop HP ENVY X360 que ficava errado após a reinicialização, a AMD verificou com sua equipe interna e descobriu que no Windows ambos os métodos AMD e Microsoft precisam ser chamados. Anteriormente, apenas o método Microsoft era chamado quando presente em sistemas Linux. 

Este patch s2idle da AMD para Linux 5.15 foi escrito por Mario Limonciello, uma contratação recente e importante para a equipe de clientes Linux da AMD.

Muitos sistemas OEM, entretanto, não implementam nada para os métodos AMD, mas alguns fazem como no caso deste laptop HP e, portanto, o código s2idle agora chamará os métodos Microsoft e AMD quando presentes. Isso pelo menos faz com que o HP ENVY X360 se comporte agora na retomada e veremos em breve quais outros hardwares se beneficiam dessa mudança.

Driver AMD PTDMA para Linux 5.15 chega após dois anos em andamento

Voltando a setembro de 2019, vemos o trabalho no driver AMD PTDMA para dar suporte a este controlador encontrado em processadores AMD modernos para memória de alta largura de banda e operações de cópia de E/S. Com o ciclo do Linux 5.15, o driver AMD PTDMA está finalmente sendo integrado ao kernel principal.

Os processadores AMD EPYC apresentam várias instâncias de dispositivos PTDMA. Embora os controladores PTDMA já tenham sido encontrados em processadores AMD, o processo de upstreaming levou dois anos e passou por mais de dez rodadas de revisão de código para abordar itens pendentes e outras sugestões de melhorias.

O driver AMD PassThru DMA foi revisado pela última vez em agosto e após a publicação da v11 foi considerado pronto para uso. Este driver faz interface com o subsistema DMA do kernel Linux.

O AMD PTDMA para cópias de memória para memória de alta largura de banda e cópias de E / S não é bom para DMA periférico de uso geral, mas atende ao uso de dispositivo AMD Non-Transparent Bridge (NTB).

Esse driver, simplesmente chamado de “ptdma”, vem com um pouco mais de mil linhas de código. Ele foi enviado ontem como parte das atualizações do dmaengine para o Linux 5.15.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.