Desde o início da pandemia, as ofertas de trabalho remoto cresceram em todo o planeta, especialmente para quem atua como programador e engenheiro de software. Pelo menos é o que apontam os dados do site The Hacker News. É que muitos empregados e empregadores viram algumas vantagens nesta nova modalidade. Por isso, é grande a procura por esses técnicos especializados.
De acordo com as ofertas de emprego encontradas no referido portal, podemos verificar que as empresas dependem fortemente do teletrabalho. O site Rinzewind nos fornece uma forma de comparar os dados dessas ofertas por meio de um gráfico, que você pode ver abaixo.
Este gráfico foi feito por meio de um script de José María Mateos, conhecido como Rinzewind. Nele é possível testemunhar a crescente procura de teletrabalho a partir do ano de reclusão, medida que não parou de crescer ainda nesta altura em 2021.
Para gerar os dados, o script se concentra em coletar todas as postagens na seção “Quem está contratando” do Hacker News, presumindo que sejam todas ofertas de emprego. O código se concentra apenas na busca pela palavra “remoto” na primeira linha, e não leva em consideração que nessa primeira linha está especificado que o teletrabalho não é uma opção.
Ofertas de trabalho remoto para programador e engenheiro de software disparam
Embora não seja um roteiro muito sofisticado, segundo o próprio Mateos em seu blog, ele oferece uma reflexão aproximada da situação atual do setor. Portanto, dá para ter uma ideia bem próxima da realidade.
Num segundo gráfico você pode ver o número total de postagens no Hacker News que oferecem trabalho para esse setor, além de oferecer separadamente dados sobre a quantidade desse total que o teletrabalho menciona. Como pode ser visto, essa modalidade está em alta.
Advertências e por que isso é apenas uma aproximação:
- O script funciona recuperando todos os comentários de primeiro nível na postagem de contratação mensal do Who e presume que cada um é uma oferta de emprego. Isso pode não ser o caso.
- Essas postagens devem obedecer a algumas regras de formatação, principalmente no que se refere à primeira linha. O script só olha a primeira linha e verifica se a palavra “remoto” está presente, nada mais sofisticado.
- O script também não verifica se o trabalho diz especificamente que remoto não é uma opção na primeira linha, ou se há restrições geográficas/de horário (por exemplo, apenas horário do Pacífico +/- N horas, etc.)
Via Genbeta