Translate-shell (anteriormente CLI do Google Translate) é uma ferramenta de tradução de idiomas de linha de comando gratuita e de código aberto com tecnologia do Google Translate , Yandex Translate, Apertium e Bing Translator. Ele está disponível para a maioria dos sistemas compatíveis com POSIX, incluindo Windows (via Cygwin, WSL ou MSYS2), GNU / Linux, macOS e BSD.
Este programa nos dará acesso fácil a cada um desses motores de tradução no terminal.
Hoje, vamos falar sobre como usar “Google Translate” no terminal do nosso Ubuntu. Utilizo essa ferramenta muitas vezes ao longo do dia para conhecer os significados de muitos conceitos. Porque apesar de lidar um pouco com o inglês, em muitas ocasiões eu me encontrei mergulhando em fóruns alemães, franceses ou às vezes asiáticos, onde nem sempre é escrito em inglês.
O Translate-shell foi projetado para funcionar na maioria das distribuições Gnu/Linux.
Instalar o Translate-shell no Ubuntu e Debian
O Translate-shell está disponível em alguns dos repositórios oficiais das distribuições mais populares. Podemos instalá-lo através do gerenciador de pacotes. Para instalar no Debian ou Ubuntu, precisamos apenas usar o comando APT-GET ou APT. Só temos que abrir um terminal (Ctrl + Alt + T) e digitar:
O translate-shell permite a traduções simples ou como um shell interativo.
Como utilizar o Translate-shell com palavras
Depois de completar com sucesso a instalação, podemos abrir o terminal e iniciar o programa usando o seguinte formato para o comando. Esta ferramenta pode identificar o idioma do texto de origem automaticamente. Por padrão, ele traduz o texto original para o inglês.
Para traduzir “bem vindo” para o inglês, por exemplo. Para isso, só temos que escrever no terminal (Ctrl + Alt + T):
Podemos traduzir uma palavra (neste caso, o mesmo que no exemplo anterior) em alemão (por exemplo) usando o seguinte comando:
Para traduzir uma palavra em mais de um idioma, poderemos usar o seguinte comando (neste exemplo, vou traduzir a palavra olá para Tamil e Hindi):
O Translate-shell mostra as traduções de forma detalhada por padrão. Se você preferir ver apenas as informações no modo simples, basta adicionar a opção -b ao comando.
Para usar esta ferramenta como um dicionário, basta adicionar a opção -d ao comando:
Como utilizar o Translate-shell com arquivos
Para traduzir um arquivo, precisamos indicar o caminho do arquivo a ser traduzido. Use o seguinte formato no terminal (Ctrl + Alt + T):
Para conhecer os códigos de idioma que podemos usar, basta executar o seguinte comando: