A Red Hat anunciou hoje o primeiro beta público do próximo Red Hat Enterprise Linux 9.0. Depois de toda a polêmica em torno do fim do CentOS e a substituição deste pelo CentOS Stream.
O Red Hat Enterprise Linux 9.0 traz melhorias para seu console da web Cockpit, incluindo a capacidade agora de aplicar patches ativos do kernel a partir do console da web. RHEL 9 Beta também tem perfis de segurança adicionais, suporte OpenSSL 3 integrado, integração IMA, login de senha raiz SSH finalmente desabilitado por padrão, melhorias no desenvolvimento de contêineres e muito mais. Há também uma grande variedade de pacotes atualizados, como o uso do GCC 11 como compilador de sistema padrão, Python 3.9, LLVM 12 e outras atualizações.
Red Hat Enterprise Linux 9.0 Beta lançado
Uma mudança significativa na arquitetura é que o Red Hat Enterprise Linux 9 foi desenvolvido a partir do CentOS Stream.
O Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 9 Beta agora está disponível e oferece novos recursos interessantes e muitas outras melhorias. RHEL 9 Beta é baseado na versão 5.14 do kernel upstream e fornece uma prévia da próxima atualização principal do RHEL. Esta versão foi projetada para implantações de multicloud híbridas exigentes que variam de nuvem pública, local e física até a borda.
RHEL 9 Beta está disponível para as seguintes arquiteturas de hardware:
- Intel / AMD64 (x86_64)
- ARM de 64 bits (aarch64)
- IBM Power LE (ppc64le)
- IBM Z (s390x)
RHEL 9 Beta é algo diferente de versões anteriores do RHEL. Embora contenha muitas melhorias e aprimoramentos que os clientes solicitaram, ele contém menos alterações que exigem que os administradores e operações de TI aprendam novas maneiras de fazer as coisas. Familiarizado com RHEL 8? Então, o RHEL 9 Beta o ajudará a se sentir em casa, mas com algumas melhorias bem-vindas e novos recursos.
Mais detalhes sobre o Red Hat Enterprise Linux 9.0 Beta no blog RedHat.com.
Alguns dos novos itens que você verá no RHEL 9 Beta incluem:
- Métricas de desempenho aprimoradas do console da web – o acesso a informações adicionais permitirá que você identifique melhor as causas potenciais dos gargalos de desempenho. Também facilitamos a exportação desses dados para as principais ferramentas de análise e relatórios, como o Grafana.
- Patch ao vivo do kernel por meio do console da web – Sensível ao tempo de inatividade do sistema? Agora você pode aproveitar o poder e a facilidade de uso do console da web para também aplicar atualizações de kernel ao vivo.
- Construção de imagem simplificada – você encontrará várias melhorias no construtor de imagens no RHEL 9 Beta, incluindo a capacidade de construir imagens RHEL 8 e RHEL 9 por meio de um único nó de construção, melhor suporte para sistemas de arquivos personalizados (pontos de montagem não-LVM) e simples implantações de metal.
O download do RHEL 9 Beta requer uma conta Red Hat, que inclui o acesso gratuito ao programa Red Hat Developer. Espera-se que o Red Hat Enterprise Linux 9.0 seja lançado oficialmente em 2022.