No início desse ano, o WhatsApp entrou em uma enorme polêmica depois de atualizar sua política de privacidade e querer empurrar “goela abaixo” nos seus usuários. Depois de perder milhares de usuários, a plataforma estendeu o prazo para aceitação da nova política de privacidade, mas ela permanecia lá. No entanto, pelo menos para os europeus, o WhatsApp, precisou atualizar mais uma vez sua política de privacidade.
A mudança se deve ao fato de que os reguladores irlandeses impuseram uma multa recorde ao serviço de mensagens por violar as rígidas regras de privacidade da União Europeia. Assim, o aplicativo de mensagens da Meta, se viu encurralado.
A partir de agora, a política de privacidade do WhatsApp será reorganizada para fornecer aos usuários mais informações sobre os dados que o messenger coleta e como são usados. A empresa também explicará como protege os dados transferidos para o exterior e explicará a base legal para o processamento desses dados.
Depois que a atualização for implementada, os usuários do messenger de propriedade da Meta verão um banner acima da lista de bate-papo, que irá redirecioná-los para a página com a política de privacidade atualizada do serviço. Dessa forma, o WhatsApp acaba cumprindo as exigências europeias e os usuários têm mais privacidade ao utilizar os serviços da plataforma.
Multa recorde aplicada pela Irlanda ao WhatsApp por sua política de privacidade
Vale lembrar que, recentemente, a Irlanda impôs uma multa recorde de € 225 milhões (aprox. R$ 1,4 bi) ao WhatsApp em setembro, por violar os estritos regulamentos de proteção de dados da União Europeia.
A empresa disse que discordava da decisão, mas foi forçada a alterar a política de privacidade de qualquer maneira. Deve-se observar que a atualização não afeta a forma como os dados do usuário são processados. No entanto, descreve com mais detalhes como e por que isso acontece. O que, pode ser uma pequena vitória contra o WhatsApp.
Se outras regiões do mundo tivessem leis mais rígidas, talvez as empresas fossem forçadas a, pelo menos informar o porquê de tanta coleta de dados dos usuários e, em algum momento impedir a coleta de determinados dados. Com tantos hacks sendo direcionados ao roubo de dados das pessoas no mundo inteiro, essa ação de retenção de dados dos usuários talvez possa ser um perigo para todos.
Muitos usuários, infelizmente ainda estão presos à política de privacidade do WhatsApp, mas esperamos que isso mude em breve. A plataforma já sente o peso disso, desde o início do ano.
Via: Gizchina