Intel Readies "PFRUT" trabalha para eliminar reinicialização do sistema no Linux 5.17 após atualização do firmware

Intel publica patches de ativação do Linux para Ponte Vecchio
intel logo

A Intel desenvolve um mecanismo que permite atualizar o firmware do sistema sem ter de reinicializar o dispositivo. Todo o trabalho é feito por engenheiros de código aberto da Intel. Eles estão preparando o suporte “PFRUT” (Platform Firmware Runtime Updates) para permitir que atualizações (U) EFI sejam realizadas em sistemas compatíveis sem reinicializar o sistema. Assim, eles esperam eliminar o tempo de inatividade. Portanto, o novo Intel Readies “PFRUT” trabalha para eliminar reinicialização do sistema no Linux 5.17 após atualização do firmware.

A Intel trabalhou no PFRUT que agora faz parte da especificação ACPI. Então, isso deve permitir que os componentes do firmware da plataforma sejam atualizados rapidamente sem a necessidade de reiniciar o sistema. A novidade vai beneficiar principalmente quem lida com servidores, pois estes precisam estar “disponíveis 100% do tempo”. Do mesmo modo, deve servir para tarefas em que o tempo de inatividade deve ser mantido em um mínimo abosluto. 

Portanto, o novo driver “pfr_update” que está chegando ao kernel Linux 5.17 parece ser capaz de atualizar o firmware do sistema em bugs críticos ou problemas de segurança em tempo hábil, sem nenhum novo tempo de inatividade.

Intel Readies “PFRUT” trabalha para eliminar reinicialização do sistema no Linux 5.17 após atualização do firmware

Desde setembro este recurso está sendo trabalhado pelos engenheiros da Intel. Toda a funcionalidade gira em torno desta especificação ACPI. Na estreia, era chamado de Intel “Seamless Update”. A mudança tem a ver somente com uma questão de marketing. Os patches para este novo driver estão apenas o referenciam como ACPI PFRUT sem citar o Seamless Update. Então veremos se essa marca mudou mesmo de nome ou se a Intel está apenas tentando manter este driver ACPI completamente independente do fornecedor.

Outra mudança importante nesta nova série de patches é o PFRUT. Neste caso, a letra T adicionada se refere à telemetria. Como parte dessa mudança complexa, este item passa a ser também um driver de Platform Firmware Runtime Telemetry. Este driver serve para a leitura de dados de telemetria do firmware de maneira padronizada.

Intel Readies “PFRUT” trabalha para eliminar reinicialização do sistema no Linux 5.17 após atualização do firmware.

Na verdade, o patch traz duas novidades. A primeira é em relação a um patch do novo driver pfr_update e o outro diz respeito ao driver de telemetria. Também foi adicionada uma ferramenta PFRUT simples para espaço do usuário. Esta, por sua vez, serve para mostrar as atualizações de firmware e acesso de telemetria.

Esses patches foram escolhidos pelo branch “linux-next” do gerenciamento de energia do Linux. Portanto, devem fazer parte do novo kernel Linux 5.17. A janela de mesclagem só será aberta em meados de janeiro.

Para que estiver interessado em mais informações sobre a atualização do firmware em tempo de execução da Intel, consulte a especificação Intel Management Mode Firmware Runtime Update

Via Phoronix