Desde a semana passada surgiu um novo driver “x86-android-tablets” que está sendo preparado para estreia no kernel Linux 5.17 que deve sair até o mês de março. Esse driver tem como objetivo principal consertar a bagunça de vários tablets x86 com foco no Android. Esses tablets problemáticos não executam o kernel Linux principal ou apresentam vários problemas de dispositivo quando tentam fazer isso. Desde o final do ano passado, outros patches surgiram na tentativa de resolver outros problemas adicionais do tablet. Portanto, o novo driver Linux deve ajeitar os mais problemáticos tablets Android x86.
Na verdade, o próximo driver x86-android-tablets tem como objetivo resolver o problema de muitos tablets x86 com entradas inválidas em suas tabelas ACPI DSDT. Outro detalhe importante é que esses tablets Android dependem de compilações de kernel específicas do dispositivo. No entanto, muitas vezes há dados codificados dentro de sua imagem de kernel. O efeito colateral disso é que eles deixam de funcionar corretamente com as especificações ACPI. Além disso, deixam de ter tabelas válidas. Este driver tem como objetivo transportar ao maior número de dispositivos, os detalhes e soluções alternativas possíveis. Assim, possibilitará o pleno funcionamento de um número cada vez maior desses tablets antigos a partir de um kernel Linux principal.
Novo driver Linux deve ajeitar os mais problemáticos tablets Android x86
Os tablets Chuwi Hi8 e Xiaomi são os primeiros a tirar proveito dos novos drivers. Todos esses arquivos estão no chamado branch “for-next” do driver da plataforma x86 para Linux 5.17. Enviado em forma de patch por Hans de Goede da Red Hat, que iniciou este driver, agora contém mais 12 patches para melhorar ainda mais o suporte ao tablet Android x86.
Hans explicou na última série de patch,
Como um projeto pequeno (ish) hoppy durante as férias, estive procurando alguns (um pouco mais antigos) tablets x86 que vêm com Android como o único sistema operacional em sua imagem de fábrica funcionando com o kernel principal. Eles normalmente têm DSDTs bem corrompidos, já que o kernel da imagem do Android tem tudo codificado. Esta série de patch faz com que a maioria das coisas em 3 desses tablets funcionem com o kernel da linha principal e estabelece as bases para adicionar suporte para tablets semelhantes.
Entre os três últimos tablets que terão melhorias significativas de desempenho, encontramos os modelos: ASUS TF103C, ASUS MeMO Pad 7 (ME176C) e NuVision TM800A550L. Os novos patches são para consertar dispositivos I2C falsos e ausentes. Além disso, esses tablets não estão presentes nas informações da ACPI.