SUSE anuncia novo instalador baseado na Web chamado D-Installer

SUSE anuncia novo instalador baseado na Web chamado D-Installer

Recentemente, a equipe da distribuição Fedora, junto com a Red Hat, anunciaram mudanças importantes no instalador Anaconda com uma implementação baseada na web. Então, a SUSE (e, consequentemente, o openSUSE) estão seguindo os mesmos passos só que em cima do YaST já existente. Assim, a SUSE anuncia novo instalador baseado na Web D-Installer. Eles estão desenvolvendo este novo front-end da web e resolveram chamálo de projeto “D-Installer”.

No caso do Fedora e Red Hat, eles anunciaram que estão trabalhando em uma interface de usuário baseada na web e procuram mudar o Anaconda de sua interface baseada em GTK existente e reescrevê-lo para ser baseado na web, aproveitando o Cockpit. Esta nova interface web do instalador do Anaconda funcionaria local ou remotamente.

Como você deve saber, o YaST não é apenas um centro de controle para distribuições (abertas) do SUSE Linux, mas também o instalador. E, nesse sentido, achamos que é um instalador competente. No entanto, o tempo passa e o YaST mostra sua idade em alguns aspectos.

Durante o verão de 2021, a equipe discutiu como o YaST deve ser no futuro próximo. Consideramos muitas ideias, mas vamos nos concentrar nestas:

  • Encurtando o processo de instalação.
  • Desacoplamento da interface do usuário dos componentes internos do YaST.
  • Adicionando uma interface baseada na web. Havia o WebYaST no passado, mas não foi feito para funcionar como instalador.

SUSE anuncia novo instalador baseado na Web chamado D-Installer

SUSE anuncia novo instalador baseado na Web chamado D-Installer

Fornecer uma interface alternativa baseada na web é apenas a ponta do iceberg. Antes de fazer isso, precisamos fazer muitas alterações internas, como desacoplar o código da interface do usuário ou adicionar uma interface D-Bus.

Felizmente, já melhoramos os componentes internos do YaST em várias áreas vitais (armazenamento, rede, etc.). No entanto, ainda não chegamos lá: ainda há muito trabalho a ser feito.

O diagrama abaixo descreve os principais componentes da ideia. Claro, isso pode mudar à medida que o projeto evolui, mas parece bom como ponto de partida.

A ideia é que esta opção seja mesmo um complemento às já existentes. Assim, o plano atual com o D-Installer (aberto) do SUSE é não substituir os front-ends do instalador existente do YaST, sejam as versões Qt ou CLI. Assim, eles devem complementar esses front-ends existentes.

O D-Installer aproveitará totalmente a base de código existente do YaST. Por outro lado, faz a interface via D-Bus com o novo serviço. Portanto, a expectativa é que o novo D-Installer deve resultar em uma melhor interface do usuário, maior capacidade de reutilização, melhor integração e muitas outras vantagens.

Mais detalhes sobre o D-Installer via yast.opensuse.org.