O anúncio era o fim das distribuições e o nascimento da distribuição Canterbury. No anúncio coletivo, todas as principais distribuições publicaram ao mesmo tempo em seus sites. No entanto, o anúncio era tão convincente que quase ninguém se deu conta que era 1º de abril. Além disso, começou uma trolagem com o Ubuntu, dizendo que a Canonical não aceitou participar porque o seu perfil era apenas comercial.
Confira o anúncio do projeto Canterbury
Os prints foram tirados as páginas oficiais. Para facilitar, foi usado um tradutor online, assim alguns termos podem parecer esquisitos. O ano era 2011.
No Debian
No Arch Linux
No openSUSE
Foi 1º de abril
Naquele dia a hashtag #cbproject correu solta no twitter. Para não dizer o mundo, a comunidade Linux parou para ver aquilo. No entanto, o anúncio era muito convincente, mas tecnicamente impossível. Os sistemas possuem estruturas distintas e empacotamentos totalmente diferentes.
Mas, não foi o suficiente para fazer os leitores rirem da piada. No entanto, a coisa foi tão grande que todos os sites começaram a publicar como sendo verdade. Mas, até que o nome da ISO revelou a piada. Será que você teria caído no conto? Eu teria sem nenhum dúvida. Aliás, na época eu cai, mas por sorte de conhecer alguns líderes, resolvi entrar na dança e publicar também.
No entanto, nenhuma distribuição quis alertar ser brincadeira, e deixaram os seus usuários malucos por alguns dias. Além disso, usuários chegaram a cogitar que os sites haviam sido invadidos. Por fim, depois verdade veio a tona e todo mundo relaxou.