Acaba de chegar a versão 1.0 do Gamebuntu, o aplicativo que promete facilitar a instalação de jogos no Ubuntu para quem acaba de entrar no mundo das distribuições Linux. Com a versão 1.0, o Gamebuntu recebe grande reformulação e permite que você instale apenas o que precisa no sistema.
De acordo com o desenvolvedor responsável pelo Gamebuntu, Rudra Saraswat, esse redesenho do novo lançamento atinge tanto o visual quanto a parte interna do programa. Assim, segundo o desenvolvedor, deve permitir que você instale apenas o que deseja ou precisa para suas sessões de jogos do Ubuntu. Portanto, não haverá necessidade de baixar vários pacotes desnecessários que podem tornar seu computador mais lento sem necessidade.
Gamebuntu 1.0 recebe grande reformulação e permite que você instale apenas o que precisa
Assim, dentro desta reformulação, o Gamebuntu agora oferece cinco seções principais. Então, a partir de agora, o usuário poderá escolher entre quatro lançadores de lojas de jogos, incluindo Steam, Heroic/Epic Games Launcher, Minigalaxy GOG client e Lutris. Além disso, haverá dois kernels disponíveis: um de baixa latência e o Xanmod.
O novo Gamebuntu também dá opção de escolher 10 ferramentas que podem ser úteis ao jogar. Entre essas ferramentas, temos:
- o Wine para rodar jogos e aplicativos do Windows;
- MangoHud HUD para jogos e o utilitário GOverlay para configurar HUDs;
- o GameMode da Feral Interactive;
- OpenRGB para configurar dispositivos com RGB;
- Polychromatic para configurar dispositivos Razer;
- Piper para configurar periféricos de jogos;
- NoiseTorch para ruído de microfone supressão;
- o VLC media player e ProtonUp-Qt para gerenciar Proton-GE;
- e Luxtorpeda para Steam e Wine-GE para Lutris.
Do mesmo modo, Gamebuntu permite instalar um aplicativo de streaming. Estamos a falar do poderoso gravador de tela OBS Studio. Outro importante app que pode fazer parte é o popular Discord.
Desenvolvedor do Gamebuntu aceita sugestões
Porém, se o usuário achar que falta alguma coisa no programa, pode sugerir diretamente ao desenvolvedor. Assim, você poderá solicitar novas ferramentas para o Gamebuntu clicando neste link aqui. Por outro lado, se quiser conhecer como o Gamebuntu funciona, pode baixar a versão mais recente do programa aqui.
Assim, ao acessar a página, você encontrará um arquivo zip que contém um AppImage universal. Você pode executar esse arquivo em qualquer versão suportada do Ubuntu, incluindo Ubuntu 20.04 LTS (recomendado) ou Ubuntu 21.10. Para isso, basta clicar duas vezes. Para novos lançamentos do Gamebuntu, é preciso baixar novamente o arquivo zip no link acima.
Via 9to5Linux