Uma nova versão da distribuição Raspberry Pi OS adiciona novas opções à sua ferramenta de configuração e traz muitas correções de bugs. O anuncio é da Raspberry Pi Foundation. O Raspberry Pi OS é uma distribuição voltada para este tipo de computador single board e que tem como base o sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”. O novo Raspberry Pi OS vem com várias melhorias e correções de bugs e chegou 3 meses após a versão anterior.
A nova versão do Raspberry Pi OS adiciona várias melhorias ao aplicativo raspi-config
que permite definição de configurações do sistema Raspberry Pi. O sistema conta com o kernel Linux 5.10.92 com suporte de longo prazo.
Raspberry Pi OS ganha novas opções na ferramenta de configuração
Tanto a ferramenta de linha de comando raspi-config quanto sua interface gráfica de usuário rc_gui GTK receberam melhorias. Assim, por exemplo, o rc_gui não é mais fornecido com o switch de interface da câmera. Além disso, apresenta uma caixa de combinação e permite que os usuários definam a resolução para conexões VNC (Virtual Network Computing). Do mesmo modo, o Mutter agora é desabilitado automaticamente quando o servidor VNC está em execução e o sistema retorna ao Openbox.
Por outro lado, raspi-config
recebeu várias opções que permitem aos usuários alternar vídeo composto, alternar para o modo de câmera (esta nova versão traz de volta aplicativos e bibliotecas de câmera), bem como definir a resolução para conexões sem periféricos.
O ambiente de desktop PIXEL baseado em LXDE do Raspberry Pi OS também recebeu algumas melhorias. Por exemplo, o componente LXPanel não fornece mais configurações para modificar a aparência na caixa de diálogo Preferências. A partir de agora, essa função fica no aplicativo Configurações de aparência.
Além disso, o LXPanel:
- apresenta elipses nos itens de menu que abrem diálogos;
- possui a aceleração atual do mouse diretamente do xinput;
- usa IDs de dispositivos em vez de nomes para lidar com alterações de dispositivos quando o sistema é desligado;
- e vem com um arquivo de configuração Openbox aprimorado para melhor janela gestão.
De fato, o LXPanel recebeu várias correções de bugs. Eles resolvem questões variadas como vários problemas relacionados a plugins que não carregam e arquivo de configuração lxsession não sendo gravado na primeira tentativa. Outras questões dizem respeito a slider lento, gravação de valores em gsettings, xsettings e xinput, bem como falha ao analisar e escrever formatos numéricos não ingleses.
Também foi aprimorada nesta versão a interface gráfica ARandR para o xrandr
utilitário de linha de comando para alterar a resolução da tela, que agora é compatível com o novo driver de tela sensível ao toque adicionado no Raspberry Pi OS. Além disso, o ARandR agora aplica corretamente as configurações aos monitores DSI e compostos, oferece configurações para a orientação esquerda e direita da tela e calcula as taxas de atualização com 3 casas decimais para monitores que precisam delas.
Outras mudanças importantes
A nova versão do Raspberry Pi OS traz recursos para o utilitário xrdp
. Ele faz parte da próxima série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”. Serve para restaurar quadros de janela com conexões Mutter sobre xrdp. Além disso, adiciona várias novas ferramentas à imagem Lite (MKVToolNix, udisks2, 7z e zip) e adiciona o GNOME Keyring à imagem da área de trabalho.
Por último, o aplicativo PiPanel usado para configurar a interface de usuário do LX Desktop agora apresenta uma opção de linha de comando para abrir em uma guia arbitrária.