O Redcore Linux é uma distribuição baseada no Gentoo. A distro é fácil de instalar e possui o ambiente de desktop LXQt. Assim, versão mais recente do snapshot do projeto inclui várias melhorias de segurança. Entre elas, a execução de um kernel Linux reforçado e a compilação de software com randomização de layout de espaço de endereço (ASLR).Então, se você sempre quis ter o Gentoo em seu computador, saiba que há mais uma opção que torna isso possível. Ghiunhan Mamut é o responsável pelo projeto e anunciou a versão beta do Redcore Linux. Conheça o Redcore 1803 Júpiter.
A equipe Redcore Linux batizou esta nova versão com o codinome Júpiter (versão 1803). Esta é, principalmente, uma versão focada em segurança/proteção devido às falhas de CPU recentemente descobertas (Meltdown/Spectre). Assim, todo o sistema foi atualizado, reconstruído e fortalecido, garantindo maior segurança no ecossistema de pacotes.
Portanto, não há muitas diferenças em relação ao release anterior, exceto alguns novos recursos do gerenciador de pacotes (Sisyphus).
Principais alterações da versão 1803 Júpiter
- Ressincronização com a portage do Gentoo (31.03.2018);
- Rebaseada a distribuição no perfil do Gentoo 17.0;
- Kernel Linux LTS 4.14.30 reforçado;
- Atualização toolchain (reforçada) – GCC 7.3.0, glibc 2.26, binutils 2.30; mesa 18.0.0, Clang / LLVM 6.0.0, kde-frameworks 5.44, kde-apps 17.12.3;
- Melhorou significativamente o uso da CPU (~ 300% menor uso no modo live)