Wine 7.4 lançado com VKD3D, WineD3D/D3D12/DXGI convertido para PE

O Wine 9.21 chega com aprimoramentos no suporte a sessões de rede no DirectPlay, novos formatos de imagem no D3DX9 e correções para aplicativos e jogos. Confira as novidades e melhorias da nova versão!
Wine 7.8 lançado com mais conversão PE e suporte ao driver de som WoW64

O Wine 7.4 foi lançado neste final de semana como o mais novo instantâneo de desenvolvimento quinzenal. Como sabemos, este software de código aberto serve para desfrutar de jogos e aplicativos do Windows no Linux e em outros sistemas operacionais. A principal característica do Wine 7.4 lançado é que ele vem com VKD3D, WineD3D/D3D12/DXGI convertido para PE.

O Wine 7.4 continua a tendência que já mostraram anteriormente de converter mais componentes do Wine para o formato Portable Executable (PE). Com o Wine 7.4, os módulos WineD3D, D3D12 e DXGI são todos convertidos para o formato PE. O Wine 7.4 também continua a limpeza e mudanças mais recentes em torno do suporte ao tipo de variável “longa”.

Wine 7.4 lançado com VKD3D, WineD3D/D3D12/DXGI convertido para PE

As outras mudanças notáveis com o Wine 7.4 é ter o tema “light” do Wine habilitado por padrão e também agrupar a biblioteca VKD3D. O VKD3D fornece Direct3D 12 implementado sobre a API Vulkan. Wine vem desenvolvendo o VKD3D há algum tempo e é a base para a ramificação VKD3D-Proton da Valve. É bom ver o VKD3D agora sendo empacotado com o próprio Wine para facilitar a implantação. A cópia VKD3D do Wine 7.4 é a versão recente do VKD3D 1.3.

O Wine 7.4 possui 14 correções de bugs conhecidas que afetam uma variedade de softwares, desde 3DMark e League of Legends até The God Father e Mahjong Soul.

O que há de novo nesta versão:

  • Tema ‘Light’ ativado por padrão.
  • Biblioteca vkd3d incluída.
  • Módulos WineD3D, D3D12 e DXGI convertidos para PE.
  • Mais limpezas em larga escala para suportar o tipo ‘longo’.
  • Várias correções de bugs.

A fonte está disponível nos seguintes locais:

Bugs corrigidos na versão 7.4 (total 14):

Wine 7.4 lançado com VKD3D, WineD3D/D3D12/DXGI convertido para PE
Wine 7.4 lançado com VKD3D, WineD3D/D3D12/DXGI convertido para PE
  • Vários aplicativos travam devido à falta de suporte para substituto de dll COM, dllhost.exe (League of Legends 08_18_2009_04, 3Dmark03, 3Dmark05, 3Dmark06);
  • RawInput (RegisterRawInputDevices) não funciona para gamepads;
  • Psi-Ops: The Mindgate Conspiracy congelando no Wine 5.0 estável;
  • não pode ler/executar/abrir alguns arquivos;
  • A vibração no controlador DualSense funciona incorretamente em todos os jogos;
  • QuickLOAD: wine 7 faz com que o aplicativo VB5 altere o valor de entrada pelo fator 10;
  • advapi32:o registro falha no Wine porque algumas traduções de nomes de fuso horário em francês são muito longas;
  • Internet MIDI trava com o tema Light Blue habilitado;
  • O cursor do menu principal do Godfather e o texto não são renderizados corretamente;
  • DLLs do conjunto de API falham ao carregar no Arch Linux com “falha ao carregar apiset: c0000482”;
  • EXEs de 32 bits não são iniciados do diretório de compilação no macOS 10.14 no WOW64;
  • MahjongSoul precisa não ser implementado function combase.dll.RoSetErrorReportingFlags;
  • comctl32:listbox test_LBS_NODATA() falha nas localidades japonesa e chinesa;
  • comctl32:toolbar test_visual() falha no Wine com o tema Light.

Mais detalhes sobre a atualização quinzenal do Wine 7.4 de agora via WineHQ.org.