Um produto que era aguardado há muito tempo finalmente teve seu anúncio oficial por parte do Google. Então, em sua palestra do Game Developer Summit, a empresa anunciou formalmente que o cliente de jogos Steam da Valve está chegando ao Chrome OS. Portanto, o Google anuncia Steam para Chrome OS.
O Google está lançando o Steam em uma versão alfa para Chromebooks. Sem que haja qualquer surpresa, ele está inicialmente direcionado aos Chromebooks de ponta. Isso devido aos requisitos mais rígidos para executar jogos modernos em comparação com as especificações dos Chromebooks de nível básico. O Steam no Chrome OS também está limitado aos Chromebooks Intel/AMD x86_64 e não ao Arm.
Google anuncia Steam para Chrome OS
O Steam para Chrome OS aproveita o código de cliente Steam Linux existente e faz uso da pilha de tecnologia do Google para lidar com aplicativos Linux nativos dentro dos limites do Chrome OS. O Steam para Chromebooks e Chrome OS deve ser bom, pelo menos em relação a alguns jogos mais leves por aí.
O Keynote do Google for Games Developer Summit 2022 pode ser visto no vídeo acima. Nele, a equipe do Google fala ainda sobre o trabalho inicial para emulação de jogos do Windows com Stadia usando seu código personalizado que está se formando como uma alternativa ao Wine, mas aproveitando alguns outros componentes como o DXVK.
Go 1.18 lançado com genéricos, Fuzzing totalmente integrado, melhorias de desempenho de ~20%
Não foi a única novidade em relação ao Google. Além disso, a empresa anunciou uma nova versão da linguagem de programação Go. Sendo assim, o Go 1.18 foi lançado como uma atualização que mantém a compatibilidade com a série Go 1.x.
Então, a linguagem Go 1.18 adiciona suporte para genéricos usando parâmetros de tipo. Os engenheiros do Google acreditam que sua implementação de genéricos é de alta qualidade e bem implementada. Porém, ainda precisa passar por testes adicionais do desenvolvedor e qualquer feedback.
Além disso, o Go 1.18 também adiciona suporte fuzzing integrado em sua cadeia de ferramentas padrão para melhor teste de código. Por outro lado, o Go 1.18 adiciona um modo de “espaço de trabalho” para facilitar o trabalho com vários módulos.
Igualmente empolgante com o Go 1.18 são as melhorias de desempenho. Assim, a performance pode melhorar tornando o processo cerca de 20% mais rápido. Isso graças à expansão da convenção de chamada ABI de registro do Go 1.17. ARM64, Apple M1 e PowerPC de 64 bits devem se beneficiar ao máximo dessas melhorias de desempenho.
Mais detalhes sobre o lançamento do Go 1.18 no blog Go.dev e nas notas de lançamento.