CIQ, um patrocinador fundador e parceiro de serviços do Rocky Linux – uma construção comunitária do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) receberá uma injeção de US$ 26 milhões em financiamento privado liderado pela Two Bear Capital.
O anúncio ocorre depois que a Red Hat finalmente anunciou o RHEL 9 esta semana, com disponibilidade nas “próximas semanas”. O marco é significativo desde que o Rocky Linux surgiu após a confirmação da Red Hat de que estava abandonando o CentOS em favor do CentOS Stream quando 2020 chegou ao fim.
O CentOS Stream é uma distribuição gratuita da comunidade. Porém, é uma compilação de desenvolvimento que está apenas um pouco à frente do lançamento de produção do RHEL, o que o torna inadequado para uso comercial.
O cofundador do projeto CentOS, Gregory Kurtzer, que iniciou o Rocky Linux com o objetivo de compatibilidade completa com o RHEL. Kurtzer também é fundador e CEO da CIQ.
“A primeira coisa em que nos concentramos não foi construir o sistema operacional, mas construir a infraestrutura para construir o sistema operacional”, explica Kurtzer ao The Register , “porque essa infraestrutura é muito crítica.
Patrocinador do Rocky Linux garante financiamento de US$ 26 milhões
O Rocky Linux desde então lançou um par de lançamentos, versão 8.4 e 8.5, cada vez reduzindo a diferença entre a data de lançamento do RHEL e a sua própria. Houve, no entanto, uma longa lacuna entre o último anúncio do Rocky Linux e o primeiro lançamento.
Construímos a infraestrutura do zero, tudo dentro da Rocky Enterprise Software Foundation, tudo de propriedade total e gerenciado pela comunidade, diz ele.
O CIQ, é claro, ajudou, acrescenta ele, mas ajudamos principalmente com o financiamento e, basicamente, você sabe, em algum tempo de engenharia, mas a maior parte foi na verdade da comunidade.
Rocky Linux é construído de forma nativa em nuvem (em vez de com a abordagem de cluster local de antigamente) usando um sistema de compilação chamado Peridot. “Vamos abrir o código e liberar tudo isso ao mesmo tempo que o sistema operacional”, diz Kurtzer.
O que é ótimo, mas temos certeza de que os investidores liderados pela Two Bear Capital vão querer algo mais pelo seu dinheiro, em vez da sensação calorosa que vem com o apoio a um empreendimento digno de código aberto.
“Estamos construindo a próxima geração de atendimento ao cliente”, diz Kurtzer. Em vez de um foco servil em ingressos e direitos, “preferimos nos concentrar nas pessoas”.
“Acreditamos em ajudar os clientes e ajudá-los a resolver problemas e trabalhar com eles”, diz ele, acrescentando que “não é uma organização que procura ‘O que precisamos fazer para obter o contrato?’
Não podemos imaginar em quem Kurtzer pode estar pensando. Dito isso, Kurtzer deseja enfatizar a propriedade comunitária do Rocky Linux. O dinheiro, no entanto, vai ser útil.
“Onde vamos colocar esse dinheiro?” ele perguntou: “Vamos ajudar em termos de ajudar a comunidade? Vamos colocar isso de volta em Rocky?
“E a resposta é sim, para praticamente todas as opções acima.”
A CIQ também atua no mundo da computação de alto desempenho (HPC), com uma pilha que vai desde o provisionamento bare metal até contêineres, orquestração e computação federada.
Recentemente, fez parceria com o Google Cloud para tornar o Rocky Linux uma oferta direta do Google.
Quanto à Two Bear Capital, Michael Goguen, fundador e sócio-gerente da Two Bear Capital (e agora membro do conselho de administração da CIQ) disse: “Vemos o cenário corporativo do Linux mudando, com clientes exigindo a melhor tecnologia do comunidade sem sacrificar o suporte altamente responsivo e a segurança de nível empresarial.”
Via TheRegister