Red Hat Enterprise Linux 9 apresenta novidades

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Hoje, no Red Hat Summit, o Red Hat Enterprise Linux 9 apresentou o status de disponibilidade geral para as próximas semanas. Assim, mesmo tendo algum caminho a percorrer em seu desenvolvimento, o Red Hat Enterprise Linux 9 apresenta novidades.

Em novembro saiu o RHEL 9 Beta público para esta primeira versão do Red Hat Enterprise Linux construída a partir do CentOS Stream mais atual. Anunciado para o Red Hat Summit, o Red Hat Enterprise Linux 9.0 estará formalmente disponível nos canais GA para os clientes nas próximas semanas.

Segundo o comunicado oficial da empresa, “Isto ajuda o ecossistema do Red Hat Enterprise Linux, desde clientes até usuários independentes, a fornecer feedback, atualizações de código e ferramentas à principal plataforma de Linux empresarial do mundo. Propostas de alterações que sejam aceitas serão incluídas em uma futura versão do Red Hat Enterprise Linux”.

A Red Hat, Inc., líder mundial no fornecimento de soluções open source, apresentou hoje o Red Hat Enterprise Linux 9, sistema operacional Linux projetado para um mundo de TI automatizada, distribuída dentro e fora do datacenter.

Construído com base em décadas de inovação constante, a versão mais recente da plataforma Linux empresarial vai além de servir apenas como uma plataforma de produção mais estável para a computação moderna.

O Red Hat Enterprise Linux 9 adiciona serviços e funcionalidades necessários para ajudar organizações a se transformar frente às dinâmicas necessidades do mercado e dos clientes sempre que necessário, desde servidores bare-metal e nuvens públicas até o ponto mais distante das edge de redes corporativas. 

Red Hat Enterprise Linux 9 apresenta novidades

Red Hat anuncia o RHEL9 com suas melhorias nos casos de uso de data center, nuvem e computação de borda. Há recursos aprimorados de gerenciamento de borda, reversão automática de contêiner com Podman, integração IMA, patch ao vivo do kernel do console da web RHEL (Cockpit) e simplesmente muitos outros pacotes de software atualizados em comparação com o que está prontamente disponível com RHEL8.

Red Hat Enterprise Linux 9 apresenta novidades
Red Hat Enterprise Linux 9 apresenta novidades.

Além do RHEL9 chegar ao Red Hat Customer Portal, deve haver suporte no lançamento entre os principais provedores de nuvem também nas próximas semanas.

O Red Hat Summit deste ano também foi usado para anunciar que a General Motors (GM) colaborará com a Red Hat no Red Hat In-Vehicle Operating System (RHIVOS). Há meses falamos sobre o crescente trabalho da Red Hat em software automotivo. É interessante ver agora que a GM é a primeira parceira da Red Hat nesta cruzada.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.