Após o lançamento dos módulos do NVIDIA de código aberto, a distribuição lINUX Fedora começa a discutir o assunto. Pois, mesmo os membros entendendo ser um passo importante, há regras que proíbem a adição de módulos externos ao kernel no Fedora. Agora, entenda um pouco sobre o caso.
Módulos NVIDIA de código aberto
A NVIDIA anunciou ontem a grande novidade. Mas, o impacto deve ser gradativo e deve aquecer o mercado de games e a indústria do setor. A NVIDIA publicou módulos de kernel da GPU para Linux como código aberto com licença GPL/MIT dupla, começando com a versão do driver R515. Você pode encontrar o código-fonte desses módulos do kernel no repositório NVIDIA Open GPU Kernel Modules no GitHub.
Esta versão é um passo para melhorar a experiência de uso de GPUs NVIDIA no Linux. E assim, ter maior integração com o sistema operacional. Para os devs das distribuição Linux, os módulos de código aberto aumentam a facilidade de uso. Eles também melhoram a experiência imediata do usuário para assinar e distribuir o driver da GPU NVIDIA. A Canonical e a SUSE já estão trabalhando para empacotar imediatamente os módulos de kernel abertos no Ubuntu e SUSE Linux Enterprise.
Desta forma, isso ajudará a melhorar ainda mais a qualidade e a segurança do driver da GPU NVIDIA com comentários e análises da comunidade de usuários finais do Linux. Consulte as diretrizes de contribuição da NVIDIA e a visão geral da cadência de lançamento do driver e da documentação do ciclo de vida para obter mais informações.
Módulo externos da NVIDIA não poderá integrar kernel no Fedora
A discussão sobre o tema ainda segue na lista do Fedora, mas as regras são claras, não pode. Desta forma, o Fedora não poderá utilizar módulos externos, a não ser que tudo mude por lá. Ainda não foi batido o martelo como decisão final, mas seria histórico o Fedora mudar as regras para atender a essa demanda.
No entanto, saiba que caso o Fedora não reajuste suas regras, os drivers já conhecidos permanecem funcionando, mas com todas as limitações e questões conhecidas. Por enquanto, vamos acompanhar e qualquer novidade vamos publicar.
Mas, você pode aproveitar e ler a regra clara que proíbe o uso de módulos externos no kernel do Fedora. Esperamos que a Comunidade Fedora possa rever algumas de sua regras.
No entanto, a discussão sobre o tema segue nas listas do Fedora nesta manhã, quem sabe algo mude. Com isso, alguns estão esperando que estes módulos possam ser enviados diretamente para o Linux Kernel, aquele desenvolvimento pela equipe do Linus Torvalds. Até agora, não houve mudança na regra do Fedora.