O novo Vulkan 1.3.217 foi lançado esta manhã como a versão mais recente da especificação da API de computação e gráficos de alto desempenho do Khronos. Com o Vulkan 1.3.217 vem duas novas extensões. Assim, o Vulkan 1.3.217 adiciona extensão para interagir com objetos Apple Metal. Além da variedade usual de esclarecimentos e correções de especificações, o Vulkan 1.3.217 adiciona duas novas extensões ao ecossistema Vulkan.
O primeiro é VK_EXT_non_seamless_cube_map. VK_EXT_non_seamless_cube_map permite desabilitar o manuseio de borda do mapa de cubo em um nível por amostra para corresponder ao comportamento de outras APIs gráficas. Esta extensão pode ajudar na portabilidade de outras APIs gráficas no topo do Vulkan. Esta nova extensão de Georg Lehmann é para ajudar o DXVK em seu suporte ao Direct3D 9, enquanto também pode ser útil para Zink e OpenGL. Há também implementações de driver Radeon RADV e Intel ANV Vulkan desta extensão.
Vulkan 1.3.217 adiciona extensão para interagir com objetos Apple Metal
A outra nova extensão é VK_EXT_metal_objects e permite interagir com objetos Apple Metal API. Esta extensão foi trabalhada pelos desenvolvedores Mozilla e MoltenVK. Esta implementação de VK_EXT_metal_objects é relevante apenas para Vulkan em plataformas Apple que suportam a API Metal e não fornece nenhuma ajuda para ver Metal em outros alvos ou quaisquer outras adições mágicas… Basicamente, ela permite importar ou exportar objetos Metal subjacentes associados a Vulkan específico objetos, ajudando esforços como o MoltenVK que permite que o Vulkan seja executado em plataformas macOS/iOS.
São apenas essas duas extensões que são novas com o lançamento do Vulkan 1.3.217 de hoje. Mais detalhes sobre as alterações nas especificações do Vulkan 1.3.217 por meio deste commit.
Lavapipe da Mesa agora oficialmente em conformidade com o Vulkan 1.2
Ainda em relação ao Vulkan, há mais uma novidade. É que desde o final do mês de maio, o Lavapipe, implementação Vulkan baseada em software/CPU do Mesa semelhante ao LLVMpipe para OpenGL agora está oficialmente em conformidade com o Vulkan 1.2.
O colaborador da pilha de gráficos do Mesa/Linux, David Airlie, da Red Hat, anunciou antes do fim de semana de feriado dos EUA que o Lavapipe está formalmente em conformidade com o Vulkan 1.2. No final do ano passado, o Lavapipe habilitou o Vulkan 1.2, mas levou algum tempo para correções e, em seguida, enviar os resultados do Vulkan Conformance Test Suite (CTS) ao Grupo Khronos para aprovação. Porém, agora é tudo oficial graças ao trabalho de David Airlie, Mike Blumenkrantz e outros desenvolvedores do Mesa.
Melhor ainda, Lavapipe efetivamente tem suporte Vulkan 1.3 mais recentemente e Airlie espera enviar esses resultados CTS para Khronos para validar oficialmente essa versão também.
Via Phoronix