Aqueles que usam o Chromium Snap do Ubuntu para executar o navegador da Web de código aberto do Google não têm suporte VA-API para aceleração de vídeo baseada em GPU dentro deste aplicativo sandbox. Felizmente, parece que em breve isso deve ter uma solução para garantir que os usuários do Ubuntu possam aproveitar a aceleração VA-API para reduzir os recursos da CPU e melhorar a eficiência de energia em gráficos Intel e outros drivers Mesa Gallium3D que suportam VA-API. Portanto, o Chromium Snap do Ubuntu finalmente terá progresso no suporte à aceleração de GPU VA-API.
Voltando a fevereiro de 2019, houve este relatório de bug em torno do Chromium Snap sem suporte de decodificação de hardware de vídeo com VA-API. A API de aceleração de vídeo é usada pelos drivers de código aberto Intel e outros drivers Mesa Gallium3D com o rastreador de estado VA, como placas AMD Radeon com RadeonSI.
Depois de três anos, parece que esse bug pode ser fechado em breve, graças às atualizações do Chromium Snap nos últimos dias, trabalhando para ativar o suporte VA-API. Nathan Teodosio e Sebastien Bacher estiveram entre os desenvolvedores do Ubuntu trabalhando recentemente para resolver o suporte VA-API para o Chromiun dentro dos limites do Snap.
Chromium Snap do Ubuntu finalmente terá progresso no suporte à aceleração de GPU VA-API
Os comentários mais recentes sobre o relatório de bug mencionado acima observam que algumas das compilações parecem estar falhando e existe a possibilidade de precisar de algumas variáveis de ambiente e sinalizadores do Chromium. É o caso, por exemplo, de:
LIBVA_DRIVERS_PATH=/snap/chromium/current/usr/lib/x86_64-linux- gnu/dri/ –use-gl=egl –enable-features=VaapiVideoDecoder,VaapiVideoEncoder –disable-features=UseChromeOSDirectVideoDecoder –ignore-gpu-blocklist –disable-gpu-driver-bug-workaround.
No entanto, eles parecem estar a caminho de resolvê-lo. Os interessados em experimentar o Chromium Snap mais recente com suporte à aceleração de hardware podem ver esta página do Launchpad.
Quais diferenças entre o Chromium e o Google Chrome?
Praticamente, esses dois navegadores compartilham boa parte do código-fonte e características, e geralmente suas diferenças são pequenas. A maior parte das diferenças tem a ver com o fato do Chrome inclui alguns aplicativos de código fechado, como codecs de áudio e vídeo (AAC, H.264, MP3), Flash, PDF Reader que abre arquivos PDF no navegador.
Quando o Chromium é instalado ele realmente é 100% código aberto e não inclui os aplicativos fechados que citei acima. É claro que podemos instalá-los depois nos repositórios da nossa Distribuição GNU/Linux, para que o usuário tenha os mesmos recursos que o Google Chrome.
Além disso, o Chrome é automatizado e possui a possibilidade de ser atualizado para a última versão, ele também conta com a capacidade de enviar mensagens para o Google em caso de falha.
O código para a atualização automatizada não foi incluído no Chromium, e segundo informações, isso não foi implementado porque talvez alguém queira usar o código-fonte do Chromium para criar seu próprio navegador, como acontece com alguns navegadores e até aplicativos bancários.