O kit de ferramentas multiplataforma wxWidgets GUI está disponível a partir de agora com a versão 3.2. São mais de 15.000 commits e vem na maior parte de uma década desde que eles iniciaram sua última série de lançamentos estáveis.
A versão wxWidgets 3.2 foi lançada hoje com grandes melhorias para esta solução de GUI multiplataforma. Com o wxWidgets 3.2, existem inúmeras melhorias no sistema de compilação (incluindo uma nova opção de sistema de compilação CMake), suporte para o modo escuro nativo em versões modernas do macOS, bem como suporte para macOS on Arm, suporte HiDPI, suporte HTTPS e HTTP/2 para wxWebRequest, novo classes, melhorias nas classes existentes, bibliotecas de terceiros atualizadas, suporte Wayland, suporte moderno OpenCL 3.2+, uma porta wxQt experimental e toneladas de correções de bugs.
Após quase 9 anos desde o início da última série de lançamentos estáveis do wxWidgets, o primeiro lançamento da nova série estável 3.2 está finalmente disponível no GitHub. Você encontrará arquivos com as fontes e documentação da biblioteca, bem como binários para os compiladores Windows selecionados, como Microsoft Visual C++ , MinGW-w64 e TDM-GCC. Você também pode ler a documentação atualizada para esta versão e, em particular, se você é novo no wxWidgets, pode achar o guia de instalação um bom ponto de partida.
wxWidgets 3.2 lançado com HiDPI e suporte inicial a Wayland
Com HiDPI, suporte Wayland, um novo wxQt sozinho já é um grande lançamento, mas esta é apenas uma parte de todo o trabalho significativo que foi feito no wxWidgets. A biblioteca wxWidgets é usada por softwares como Audacity, FileZilla, KiCad, BitTorrent e muitos outros programas para interfaces de usuário de plataforma cruzada.
Esta versão é o culminar de muitos anos de desenvolvimento desde a última versão estável 3.0. Ele contém mais de 15.000 commits de mais de 400 contribuidores únicos (incluindo mais de 200 com múltiplas contribuições) e tem muitas melhorias para listá-los todos aqui.
Resumo das características mais importantes
- Melhorias no sistema de compilação: suporte para novos compiladores (até MSVS 2022, g++ 12, clang 14) com uma maneira ainda mais simples de usar wxWidgets do MSVS, com
wxwidgets.props
arquivo, bem como um sistema de compilação CMake totalmente novo. - Suporte para o modo escuro nativo no macOS 10.14 e posterior, suporte para hardware ARM e versões do macOS até 13.
- Suporte a DPI alto com a nova, mas quase perfeitamente compatível com versões anteriores, API baseada em wxBitmapBundle , incluindo DPI por monitor e alterações dinâmicas de DPI.
- Novos recursos: suporte HTTPS e HTTP/2 com wxWebRequest e amigos; suporte para congelar linhas/colunas no wxGrid; eventos de gesto do mouse (projeto GSoC 2017); tamanhos de fonte não inteiros e pesos de fonte arbitrários em wxFont; larguras de caneta fracionárias em wxGraphicsContext; janelas de rótulos arbitrários em wxStaticBox; marcação no texto dos itens wxDataViewCtrl; suporte para arquivos ZIP 64; compressão LZMA; suporte de acessibilidade muito melhorado sob o MSW; nova implementação wxWebView baseada em Edge; suporte para usar verificação ortográfica nativa em wxTextCtrl; novo wxRegEx baseado em PCRE.
- Novas classes: wxActivityIndicator, wxAddRemoveCtrl, wxAppProgressIndicator, wxBitmapBundle, wxNativeWindow, wxPersistentComboBox, wxPowerResourceBlocker, wxSecretStore, wxTempFFile, wxUILocale e muitos novos recursos nas classes existentes.
- Novos manipuladores XRC para todas as classes novas e algumas das existentes.
- Melhorias significativas para: wxBusyInfo, wxDataViewCtrl, wxDirDialog, wxGrid, wxNotificationMessage, wxSpinCtrl, wxStaticBox, wxStyledTextCtrl, wxUIActionSimulator.
- Melhorias na segurança em tempo de compilação com a possibilidade de desabilitar conversões implícitas perigosas entre wxString e
char*
strings. - Versões mais recentes de todas as bibliotecas de terceiros incluídas, incluindo todas as correções de segurança e suporte para WebKit 2 e GStreamer 1.7 no Unix.
- Melhor, mesmo que ainda perfectível, suporte Wayland em wxGTK.
- Suporte a OpenGL renovado, mais adequado ao OpenGL moderno (3.2+).
- Outras melhorias de suporte ao C++11 e posteriores, wxWidgets podem ser compilados usando compiladores C++20.
- Nova porta experimental wxQt.
- Muitas correções de bugs.
Downloads e mais detalhes sobre wxWidgets 3.2 via wxWidgets.org .