Depois de uma década de lucros e números surpreendentes, a Meta, que reúne aplicativos como Facebook e Instagram anuncia o primeiro prejuízo de sua história. Assim, a sequência de uma década de crescimento ininterrupto de receita do Facebook chegou ao fim. A rede social registrou seu primeiro declínio anual na receita, uma queda de 1%, para US$ 28,8 bilhões Além disso, a previsão é de que o crescimento no terceiro trimestre pode cair ainda mais.
O lucro global de sua controladora, Meta, caiu 36%, para 6,7 bilhões de dólares. A divisão Reality Labs, responsável pela construção do metaverso de Mark Zuckerberg, perdeu US$ 2,8 bilhões no trimestre.
Meta registra primeiro prejuízo da história
O Facebook já havia preparado seus investidores há muito tempo. Há alguns meses, seu líder declarou que o metaverso fará a empresa perder dinheiro por mais cinco anos.
Outro de seus grandes obstáculos ao crescimento é a Apple. A empresa até triplicou sua receita publicitária em seis meses depois de colocar obstáculos no caminho da concorrência. Especificamente, desde a atualização do software iOS 14.5 da Apple, aplicativos e anunciantes foram proibidos de coletar dados sobre usuários do iPhone sem seu consentimento explícito.
Isso significa que, se um usuário se recusa a ser rastreado, muitas empresas, como Facebook, Snap, Yahoo, Twitter ou Google, que baseiam sua publicidade nessas informações, ficam sem informações muito valiosas para seus negócios de publicidade móvel.
De acordo com dados divulgados agora, isso custou à Meta US$ 10 bilhões em receita de anúncios apenas no ano passado. E agora a economia em rápida desaceleração fez com que os anunciantes reduzissem os gastos.
Enquanto isso, em seu esforço para competir com o TikTok, a Meta está redesenhando o Facebook e o Instagram para enfatizar vídeos curtos e postagens que seu sistema recomenda às pessoas.
Mais usuários do Facebook
Embora a receita da Meta esteja diminuindo, ela viu os usuários diários do Facebook crescerem 3%. Existem agora 1,97 bilhão de usuários globalmente. A Meta informou que 2,88 bilhões agora usam seu conjunto de aplicativos sociais – Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp – todos os dias, um aumento de 4% em relação ao ano anterior.
Zuckerberg disse que o Reels, o formato de vídeo curto da empresa direcionado ao TikTok, está monetizando mais rapidamente do que o Stories depois que a empresa copiou esse formato do Snapchat vários anos atrás.