Para quem estava aguardando ansiosamente uma das distribuições Linux mais festejadas, já é possível aproveitá-la. O projeto Linux Mint publicou as imagens ISO finais da série de sistemas operacionais Linux Mint 21 “Vanessa” antes do anúncio oficial que provavelmente ocorrerá neste fim de semana.
O Linux Mint 21 “Vanessa” está em desenvolvimento nos últimos cinco meses e é a nova série principal do Linux Mint após o Linux Mint 20 “Ulyana”. A nova versão do sistema possui uma nova base Ubuntu alimentada pelo kernel Linux 5.15 LTS e derivado do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), e com suporte pelos próximos cinco anos, até 2027.
Linux Mint 21 “Vanessa” já está disponível para download
O Linux Mint 21 vem em três versões, com os ambientes de desktop Cinnamon 5.4 , Xfce 4.16 e MATE 1.26 . Todos os três sabores incluem as mesmas melhorias sob o capô, bem como melhorias no Bluetooth com a adoção do gerenciador Bluetooth Blueman 2.3 GTK + como um substituto para a ferramenta de configuração Bluetooth Blueberry, prometendo melhor conectividade para fones de ouvido e perfis de áudio.
Também presente em todos os três tipos está um novo projeto Xapp chamado xapp-thumbnailers, que traz suporte a miniaturas no gerenciador de arquivos para binários AppImage, arquivos ePUB, capas de álbuns MP3, imagens RAW e imagens WebP.
O mesmo vale para o aplicativo Sticky Notes, que agora oferece suporte para duplicar notas e outras pequenas melhorias. Além disso, o Linux Mint 21 vem com um novo widget de monitor de processo na bandeja do sistema. Assim, ele detecta atualizações automatizadas e instantâneos do sistema em execução em segundo plano.
A maioria dos aplicativos do Linux Mint recebeu várias melhorias no Linux Mint 21. Por exemplo, o visualizador de imagens Xviewer agora oferece suporte para imagens WebP e oferece melhor navegação em diretórios. Do mesmo modo, o gerenciador de WebApp agora suporta navegadores adicionais e parâmetros de navegador personalizados. Além do mais, há backup e restauração. O utilitário Timeshift agora se tornou um XApp oficial, pois é mantido pela equipe do Linux Mint.
Fora isso, a nova versão do Linux Mint traz mais melhorias de impressão e digitalização com o uso de IPP e HPLIP (ambos instalados por padrão), suporte inicial GTK4 para os temas Mint-Y e Mint-X, suporte para aplicativos de modo escuro no Tema Mint-X e uma coleção de novos papéis de parede.
Outras características
O Linux Mint 21 também garante detecção de dual boot pronta para uso para aqueles que desejam instalar a distribuição baseada no Ubuntu ao lado do Windows ou outra distribuição GNU/Linux. Além disso, remove o componente systemd-oom por um aumento de desempenho. Por outro lado, melhora o gerenciamento de aplicativos e melhora o suporte para GPUs NVIDIA.
O Linux Mint 21 “Vanessa” está disponível para download agora. Então, para obter uma das três versões, use os links de download direto abaixo como edições Cinnamon, Xfce e MATE para sistemas de 64 bits.