Um patch lançado no início deste ano permite definir o nome do host do sistema antes que o espaço do usuário seja iniciado por meio do parâmetro hostname=. Esse patch chegou agora como parte das alterações acumuladas de Andrew Morton para o Linux 6.0. Em resumo, o Linux 6.0 permite definir o nome do host por meio do novo parâmetro “hostname=”.
A intenção com este patch é definir o nome do host antes que o espaço do usuário comece com o comportamento até agora dependendo da configuração do nome do host no espaço do usuário.
Linux 6.0 permite definir o nome do host por meio do novo parâmetro “hostname=”
No entanto, o problema que foi levantado é que, no caso do mdadm para gerenciar matrizes RAID, ele depende do nome do host para determinar se um disco é local ou externo ao sistema. Mas se a matriz RAID for ativada antes do sistema init ter definido o nome do host, poderão ocorrer resultados inesperados.
Portanto, para mdadm e outros casos de uso de nicho que podem querer saber o nome do host do sistema antes do espaço do usuário defini-lo, passar o valor através do parâmetro hostname= agora pode ser obtido com o Linux 6.0+.
Enquanto o patch estava pronto antes da janela de mesclagem v5.19, ele só foi enviado agora para Linux 6.0 por meio das atualizações “não-MM” de Andrew Morton.
Esse patch junto com várias outras mudanças podem ser encontradas através deste pull. Uma outra grande solicitação de pull que vale a pena chamar é implementar o suporte de leitura antecipada para SquashFS.
Linux 6.0 promove sua API de usuário H.265/HEVC para estável
Com as alterações do subsistema multimídia Linux 6.0, a API de espaço de usuário H.265/HEVC agora está sendo considerada estável. O Linux 6.0 pegou os patches que movem os controles sem estado HEVC do staging e tornam o “HEVC uapi estável e utilizável para o decodificador de hardware”.
Exercitando a API de espaço de usuário HEVC do kernel Linux estão o driver Cedrus para Allwinner SoCs e o driver de mídia Hantro para o IP de vídeo Hantro para a VPU em vários Rockchip e NXP SoCs. Além disso, há os drivers Rockchip RKVDEC e Raspberry Pi “RPI” atualmente fora da árvore que fazem uso dessa API de espaço de usuário HEVC.
Por meio desses drivers usando a API e refinamentos contínuos de código-fonte aberto, tudo agora está abotoado para tratá-lo como estável e não como uma interface de teste.
Além de finalizar essa API de espaço do usuário, as atualizações do subsistema de mídia para Linux 6.0 adicionam um driver de sensor Semi AR0521, atualizações para Cedrus e Hantro em torno de seu suporte H.265, o driver STKWebCam foi promovido para fora do teste, o driver Intel AtomISP foi visto algumas correções, limpezas e outras melhorias de driver menores. Veja este pull para a lista completa de atualizações do subsistema de mídia para Linux 6.0.