O gerenciador de janelas de composição Compiz já não é tão popular quanto durante seus primeiros dias ao adicionar “bling” animado ao desktop Linux ou quando estava em uso pelo Ubuntu. Mesmo assim, ainda há alguns usuários se divertindo com ele e um punhado de contribuidores fazendo alguma manutenção e outros progressos.
Esta semana está o Compiz 0.9.14.2 como a primeira atualização – embora apenas um lançamento pontual – em dois anos para este projeto de código aberto que foi amplamente usado pelo desktop Linux uma década atrás.
O Compiz 0.9.14.2 tem correções de compilação para trabalhar com versões mais recentes do compilador GCC, corrigindo alguns bugs que afetam o uso do OpenGL ES e adicionando suporte para as dicas de gerenciamento de janela _GTK_WORKAREAS_Dn e _GNOME_WM_STRUT_AREA. O _GTK_WORKAREAS_Dn é usado para sinalizar áreas de trabalho por monitor e _GNOME_WM_STRUT_AREA é usado para criar suportes entre monitores.
O Compiz 0.9.14.2 também corrige bugs no caminho de pesquisa pkg-config, corrigindo a aparência do gerenciador de configurações do Compiz CCSM para temas escuros, suporte para compilações do CMake Unity e usando a janela correta ao decidir se deve aparecer focado. Há também várias atualizações de tradução.
Mais detalhes sobre o lançamento do Compiz 0.9.14.2 através da lista de discussão do Compiz.
Sobre o Compiz
O Compiz é um gerenciador de composição, o que significa que ele aprimora a interação geral do usuário ao adicionar efeitos sofisticados às suas janelas, desde sombreamentos a efeitos impressionantes da área de trabalho, como o Cubo da Área de Trabalho ou a exibição da Expo.
O Compiz também pode ser um gerenciador de janelas, o que significa que é o software entre você e seus aplicativos de desktop. Ele permite mover ou redimensionar janelas, alternar espaços de trabalho, alternar janelas facilmente (usando alt+tab) e assim por diante.
Para saber mais sobre o Compiz, acesse a página do projeto no botão abaixo.