Ao longo do último ano e meio a mídia de instalação do Arch Linux mudou para melhor com a chegada do archinstall. Isso tornou todo o processo de instalação muito mais rápido, prático e fácil, principalmente para aqueles que tinham dificuldades na hora de instalar o sistema operacional. Mesmo sendo uma distribuição Linux popular, o Arch sempre foi considerado de difícil manuseio, especialmente por aqueles que acabam de chegar a este tipo de sistema. Então, dentro deste contexto, eles vêm aperfeiçoando o instalador desde o surgimento do archinstall. Sendo assim, o Archinstall 2.5.1 chegou com várias correções e outras mudanças para este instalador do Arch Linux fácil de usar.
Este é mais ou menos um lançamento de patch puro para corrigir alguns bugs que têm nos incomodado. Haverá saída adicional adicionada a esta versão também para rastrear alguns bugs duvidosos que são difíceis de forçar/recriar mesmo em ambientes controlados. Essa saída nos daria indicação de onde bugs como #1192 acontecem e talvez até por quê.
Archinstall 2.5.1 lançado com várias correções
O Archinstall 2.5.1 adiciona uma opção –offline explícita para desabilitar várias verificações exigidas pela Internet. Além disso, melhora as definições de subvolume Btrfs. Do mesmo modo, ganha uma manipulação de dispositivo de bloco aprimorada.
Outras características do novo archinstall:
- Define permissões de arquivo padrão mais saudáveis para logs e configurações;
- Ganha funcionalidade de interface do usuário aprimorada;
- As verificações de força de senha agora são menos intrusivos;
- e há muitas correções de bugs.
O Archinstall 2.5.1 também:
- corrige a compactação do Btrfs que não é tratada adequadamente no /etc/fstab;
- uma correção para alguns dispositivos PCIe que não aparecem corretamente;
- um tratamento mais elegante de problemas de rede;
- e uma variedade de outras correções de bugs.
Mais detalhes sobre as alterações neste instalador do Arch Linux baseado em texto que podem ser encontrados na mídia mensal do Arch Linux ISO podem ser encontrados no site do projeto GitHub.
Primeiro Arch Linux ISO desenvolvido com Linux Kernel 5.19 já está disponível para download
A versão ISO de setembro de 2022 do Arch Linux já está disponível desde o início do mês para aqueles que desejam implantar a distribuição GNU/Linux leve e poderosa em novos computadores. Os desenvolvedores do Arch Linux lançam uma nova imagem ISO todos os meses, mas o instantâneo de setembro de 2022 é especial porque vem com o kernel Linux 5.19 por padrão.
O kernel Linux 5.19 traz novos recursos como suporte para o recurso Secure Nested Paging da AMD, suporte para arquivos de firmware compactados em ZSTD, suporte inicial para a arquitetura de CPU RISC ISA “LoongArch” de Loongson, suporte para o ARM Scalable Matrix Extension (SME), bem como novas e recursos de segurança aprimorados.