Após o lançamento do kernel Linux 6.0 upstream, o pessoal do GNU FSFLA lançou o GNU Linux-libre 6.0 como seu downstream que remove o suporte de driver para carregar firmware/microcódigo binário e a capacidade de carregar módulos de kernel de software não livre. O GNU Linux-libre 6.0 lançado após mais limpeza de blob.
O GNU Linux-libre 6.0 continua a ser o sabor do kernel endossado pela Free Software Foundation para um kernel limpo sem qualquer microcódigo/firmware não livre ou outras ressalvas. Embora com hardware moderno, muitas vezes significa que vários componentes/dispositivos não são suportados por este kernel.
GNU Linux-libre é uma versão gratuita do kernel Linux (veja abaixo), adequado para uso com o sistema operacional GNU em 100% gratuito. Distribuições de sistema GNU/Linux-libre. Ele remove componentes não-Livres do Linux, que são disfarçados de código-fonte ou distribuído em arquivos separados. Também desabilita solicitações de tempo de execução para componentes não-livres, enviados separadamente ou como parte do Linux, e documentação apontando para eles, para evitar (Livre) atraindo usuários para a armadilha do Software não-Livre.
GNU Linux-libre 6.0 lançado após mais limpeza de blob
Com o GNU Linux-libre 6.0, as aventuras de deblobbing deste ciclo foram resumidas como:
As solicitações de blob foram neutralizadas no driver de interface UCSI para STM32G0 e no driver de codec lateral de áudio HD CS35L41.
Os drivers MediaTek MT76 tiveram suas solicitações de blob mcu refatoradas em uma biblioteca connac mcu e os scripts de limpeza foram ajustados para corresponder.Vários arquivos dts para sistemas Qualcomm e MediaTek AArch64 foram adicionados, exigindo que os nomes de blob neles sejam limpos.A limpeza de nomes de blob e solicitações nos drivers AMDGPU, Adreno, Tegra VIC, Netronome NFP e Habanalabs Gaudi2 foi atualizada.
O driver VXGE foi removido do upstream, para que pudéssemos descartar a lógica de limpeza correspondente.
Mais detalhes sobre as mudanças do GNU Linux-libre 6.0 por meio do anúncio de lançamento.
GNU Linux-libre 6.0 tem o codinome “-ETOOSIXY”.