Divulgaram recentemente o desenvolvimento aberto do projeto ZSWatch. Trata-se de um relógio inteligente baseado no chip Nordic Semiconductor nRF52833, equipado com um microprocessador ARM Cortex-M4 e com suporte para Bluetooth 5.1. Então, conheça o ZSWatch, um smartwatch de design gratuito com base no Zephyr OS.
Refira-se que o software e hardware específicos do Smartwatch são desenvolvidos especificamente para o projeto, uma vez que o esquema e o desenho da PCB (em formato kicad) são fornecidos no repositório e estão disponíveis para download, bem como um modelo para imprimir o invólucro e docking station em uma impressora 3D.
O software é baseado no Zephyr RTOS aberto que suporta o emparelhamento de smartwatches com smartphones baseados na plataforma Android.
Três botões são fornecidos para controle e cristal de safira é usado para proteger a tela. Também está sendo desenvolvido um segundo modelo aprimorado, diferenciado pelo uso de um chip nRF5340 mais funcional baseado no processador ARM Cortex-M33 e pela presença de uma tela sensível ao toque.
Do lado do software, ele é escrito em linguagem C e roda sob o sistema operacional Zephyr em tempo real (RTOS) Desenvolvido para dispositivos IoT sob os auspícios da Linux Foundation com a participação da Intel, Linaro, NXP Semiconductors/Freescale, Synopsys e semicondutores nórdicos.
Conheça o ZSWatch, um smartwatch de design gratuito com base no Zephyr OS
O kernel Zephyr é projetado para consumir recursos mínimos (de 8 a 512 KB de RAM). Apenas um espaço de endereço virtual compartilhado globalmente (SASOS) é fornecido para todos os processos.
O código específico do aplicativo é combinado com o kernel específico do aplicativo para formar um executável monolítico que será carregado e executado em um hardware específico. Todos os recursos do sistema são determinados no tempo de compilação e apenas os recursos do kernel necessários para executar o aplicativo são incluídos na imagem do sistema.
Também vale a pena mencionar que sobre a sincronização com dispositivos Android, é mencionado que existe um excelente aplicativo Android chamado GadgetBridge que lida com tudo o que é necessário no telefone, como gerenciamento de notificações, controle de música e muito mais.
O ZSWatch agora afirma ser um dos smartwatches suportados no Gadgetbridge, seguindo a mesma API que ele faz.
Em relação aos componentes de hardware que compõem o projeto:
- Recursos de hardware no ZSWatch v1
- Chip nRF52833 BLE (módulo u-blox ANNA-B402).
- Tela circular TFT IPS de 1,28? 240 × 240 com controlador GC9A01.
- Acelerômetro para contagem de passos, etc. (LIS2DS12TR).
- Uso de oximetria de pulso e frequência cardíaca (MAX30101EFD).
- Motor de vibração com controlador háptico para fornecer melhor controle de vibração (DRV2603RUNT).
- Flash externo de 8 MB (MX25R6435FZNIL0).
- Carregador de bateria e monitor de bateria (guia MAX1811ESA+, TLV840MAPL3).
- 3 botões para navegação (anterior/próximo/enter)
- Bateria Li-Po de 220 mAh.
- Cristal de safira para proteger a tela.
E quanto às principais características do software de projeto, destacam-se:
- Interação com um smartphone e controle através do aplicativo Android GadgetBridge.
- Uma interface gráfica que pode exibir o relógio, data, carga da bateria, previsão do tempo, passos dados, número de notificações não lidas e frequência cardíaca.
- Suporte para notificações pop-up.
- Menu expansível com configurações.
- Interface de seleção de aplicativos. Dos programas, um configurador e um widget de controle de reprodução de música são propostos.
- Pedômetro integrado e funcionalidade de monitor de frequência cardíaca.
- Suporte para a tecnologia Bluetooth Direction Finding para determinar a direção do sinal Bluetooth, permitindo que você use o relógio como uma etiqueta rastreada por qualquer placa u-blox AoA.
Da parte dos planos futuros para o desenvolvimento do projeto, é mencionado que está prevista a inclusão de um aplicativo de frequência cardíaca, atualização do sistema de emparelhamento Bluetooth e redesenho da caixa gráfica na forma de um aplicativo de substituição.
Por fim , para os interessados no desenvolvimento do projeto, saibam que ele é distribuído sob a licença MIT e podem consultar tudo sobre ele no link a seguir.