Desktop Budgie 10.7 adiciona novo Power Dialog

Desktop Budgie 10.7 adiciona novo Power Dialog

O desktop Budgie 10.7 saiu como o mais novo lançamento de recurso para este ambiente de código aberto que foi originalmente desenvolvido como parte da distribuição Solus Linux. Segundo o desenvolvedor o desenvolvedor líder de desktop Budgie, Joshua Strobl, o Budgie 10.7 adiciona suporte Dual-GPU e novo Power Dialog. É um moderno ambiente de desktop para distribuição GNU/Linux baseado no GNOME Stack.

O Budgie 10.7 chega dez meses após o lançamento do Budgie 10.6 e promete uma experiência de usuário mais refinada graças à implementação do suporte a GPU dupla no Menu Budgie, permitindo que os usuários iniciem aplicativos com uma placa gráfica dedicada pronta para uso.

Desktop Budgie 10.7 adiciona suporte Dual-GPU e novo Power Dialog

O Budgie 10.7 apresenta mudanças arquitetônicas significativas, um novo indexador de aplicativos para substituir o uso de libgnome-menus, um novo design de seleção de widget nas configurações da área de trabalho do Budgie, integração dupla de controle de GPU/switcheroo no Budgie Menu para iniciar jogos/aplicativos no secundário GPU, vários outros aprimoramentos do menu Budgie, um novo aplicativo de captura de tela Budgie, aprimoramentos de notificação e uma variedade de outras melhorias.

O Budgie Menu também recebeu um novo recurso de “menu pessoal do usuário” que promete permitir que você abra um gerenciador de arquivos direto para diretórios predefinidos como Home, Documentos, Download, Vídeo ou Música. Além disso, Budgie Menu agora apresenta novos botões para iniciar Configurações, Centro de Controle e o novo Diálogo de Energia.

O novo Power Dialog facilita o acesso a ações comuns como reinicialização, desligamento, logoff, bloqueio, hibernação ou suspensão. Os desenvolvedores observam o fato de que a ação de hibernação é ativada ou desativada dinamicamente com base no hardware suportado e é oferecida como uma opção de tempo de compilação em distribuições GNU/Linux que não fornecem suporte de hibernação pronto para uso, como o Fedora Linux.

Mais recursos

Outra novidade é o recurso Budgie Screenshot integrado ao próprio ambiente de trabalho, permitindo que você faça capturas de tela rapidamente de sua tela, janelas ou áreas selecionadas. Isso prejudicou a dependência do utilitário gnome-screenshot, que foi substituído no upstream por um recurso de captura de tela semelhante.

O Budgie 10.7 também apresenta um novo indexador de aplicativos para fornecer uma indexação mais confiável de aplicativos em vários diretórios, uma seleção de widget renovada em Configurações para exibir informações relevantes do desenvolvedor, bem como widgets Raven novos e aprimorados, incluindo um widget minimalista Usage Monitor que exibe CPU, RAM e troca de uso.

A caixa de diálogo Budgie Run também foi atualizada nesta versão para aproveitar o novo indexador de aplicativos. Budgie 10.7 também traz melhorias significativas para o sistema de notificações e um novo sistema de API de widget conectável para o widget Raven e centro de notificação para extensibilidade.“Como nossa API de widget Budgie Panel, agora você pode criar widgets para Raven aproveitando libpeas (fornecendo suporte para escrever plugins em C, Python e Vala) e nosso conjunto de APIs. Isso finalmente atinge nosso objetivo final para Raven desde o início do Budgie 10, que tem sido fornecer um widget extensível e um centro de notificação”, disse Joshua Strobl.

Confira as notas de lançamento para todos os detalhes que você precisa saber sobre as mudanças implementadas no ambiente de desktop Budgie 10.7, que deve chegar em breve nos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux.

O Budgie 10.7 também será o ambiente de desktop padrão no próximo Ubuntu Budgie 23.04 (Lunar Lobster) e Fedora Linux 38 Budgie Spin nesta primavera no final de abril de 2023.

Downloads e mais detalhes sobre todas as mudanças na área de trabalho do Budgie 10.7 através do site do projeto em BuddiesofBudgie.org.