Recentemente foi anunciado o lançamento da nova versão do ChromeOS 111. Além de implementar uma série de melhorias importantes, também vem com diversas atualizações e patches de segurança. Então, desta vez, o ChromeOS 111 vem com Fast Pair e outros recursos.
Para quem é novo no Chrome OS, você deve saber que o sistema é baseado no kernel do Linux, ferramentas de compilação ebuild/portage, componentes abertos e o navegador Chrome 111.
Principais novidades do ChromeOS 111
A versão recém-lançada do ChromeOS 111 inclui a solução Fast Pair do Google, uma maneira mais fácil e rápida de emparelhar com dispositivos Bluetooth e smartphones Android.
Depois de ligar o dispositivo para o qual o modo Fast Pair está ativado, a plataforma detecta automaticamente um novo dispositivo e permite conectá-lo com um clique. Os dispositivos Bluetooth são vinculados a uma conta do Google, facilitando a alternância entre dispositivos. Na página de configurações do Bluetooth , você pode ver uma lista de “Dispositivos salvos em sua conta”.
Isso inclui fones de ouvido e smartwatches, embora “Dispositivos salvos em sua conta” não esteja disponível no menu “Configurações rápidas”. Há também uma nova opção de configurações “Procurar novos dispositivos: conecte-se rapidamente e configure dispositivos de emparelhamento rápido próximos”.
ChromeOS 111 vem com Fast Pair e outros recursos
Outra inovação notável são as transições de aplicativos da web mais suaves e, como tal, o Google está trabalhando duro para fazer com que esses aplicativos da web pareçam o mais nativos possível . Independentemente da utilidade de um aplicativo da Web, um bom UX é a chave para o sucesso de qualquer aplicativo. Isso é especialmente evidente quando se trata de transições visíveis entre os elementos. A nova API View Transition visa melhorar ainda mais essas transições para criar uma maneira melhor e mais fácil para os desenvolvedores implementarem esses movimentos na tela.
Além disso, também no ChromeOS 111 foi adicionada uma dica de ferramenta para os atalhos de teclado disponíveis para o editor de texto. O novo aplicativo de atalhos de teclado personalizados no ChromeOS 111.
Para acessá-lo, você precisa usar o processo atual de Configurações -> Dispositivo -> Teclado -> Exibir atalhos de teclado , é importante observar que tenho alguns sinalizadores experimentais habilitados para visualizá-lo, que compartilharei em instantes.
Cada atalho é pré-atribuído a valores padrão, enquanto todos os atalhos exibem um ícone de cadeado à direita, clicando nele abre a interface para adicionar ou modificar seus próprios atalhos de teclado personalizados.
Como a nova interface ainda não suporta o uso de novos atalhos de teclado, você deve saber que eles podem ser ativados em:
chrome://flags#improved-keyboard-shortcuts
chrome://flags#enable-shortcut-customization-app
chrome://flags#enable-shortcut-customization
Outras alterações destacam-se:
- Para dispositivos gerenciados centralmente, forneceu a capacidade de identificar o dispositivo do qual o trabalho de impressão foi enviado. As informações de origem são transmitidas por meio do atributo IPP das informações do cliente.
- A versão ChromeOS 111 inclui uma nova política de administração para permitir ou negar especificamente o suporte para jogos Steam.
- Como parte das atualizações contínuas de segurança e privacidade do Chrome, o Chrome 111 agora revogará permissões para sites que não são usados há dois meses ou mais.
- Melhor rastreamento de download, aparecerá no Chrome quando um arquivo estiver sendo baixado ativamente.
- Novos recursos e algumas atualizações na paleta de cores CSS no Chrome
Se quiser saber mais sobre esta nova versão do sistema, pode consultar os detalhes acedendo ao seguinte link.
Download
A nova versão já está disponível para a maioria dos Chromebooks atuais, e versões para computadores comuns com processadores x86, x86_64 e ARM foram criadas por desenvolvedores terceirizados.
Por último, se você é um usuário do Raspberry, deve saber que também pode instalar o Chrome OS no seu dispositivo, apenas a versão que encontrar não é a mais atual e ainda tem o problema de aceleração de vídeo por hardware.