Depois de muitos rumores, a SEGA confirmou os planos de adquirir a empresa de jogos para celular Rovio. Esta é muito conhecida por sua linha de títulos Angry Birds. Portanto, a empresa finlandesa está sendo comprada pela SEGA em um acordo de US$ 776,2 milhões (€ 706 milhões). A oferta pública da empresa por trás de Sonic the Hedgehog deve começar no próximo mês, e a aquisição deve ser concluída no segundo trimestre do ano fiscal de 2024/3. Assim, a SEGA compra fabricante de Angry Birds Rovio.
O acordo entre as gigantes dos jogos finlandeses e japoneses terá que ser analisado pelas autoridades, e faz parte da visão da SEGA criar um novo ecossistema para seus clientes. A empresa já comprou outros estúdios de desenvolvimento de jogos como parte desse plano.
SEGA compra fabricante de Angry Birds Rovio. Sobre o fato, a SEGA disse:
Por meio da oferta pública, a SEGA pretende adquirir a totalidade das ações e opções em circulação da Rovio a EUR 9,25 por ação e EUR 1,48 por opção, ou EUR 706 milhões no total (aproximadamente ¥ 103.680 milhões convertidos a EUR 1 = ¥ 146,9 (taxa de câmbio de 14 de abril de 2023). A mesma taxa de câmbio é aplicada a seguir).
A aquisição é uma aquisição amigável, conforme o conselho de administração da Rovio concordou e expressou apoio à oferta pública. Os acionistas da Rovio que, no total, detêm ações correspondentes a aproximadamente 49,1 por cento das ações em circulação e votos da Rovio, comprometeram-se irrevogavelmente a aceitar a Oferta, sujeito a certas condições habituais.
Haruki Satomi, Presidente e CEO do Grupo, Diretor Representante da SEGA diz:
Entre o mercado global de jogos em rápido crescimento, o mercado de jogos móveis tem um potencial especialmente alto, e o objetivo de longo prazo da SEGA é acelerar sua expansão nesse campo. Sinto-me abençoado por poder anunciar tal transação com a Rovio, uma empresa proprietária de “Angry Birds”, que é amada em todo o mundo e lar de muitos funcionários qualificados que oferecem suporte ao desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis e capacidades operacionais da empresa.
Historicamente, conforme representado pela série “Sonic the Hedgehog”, a SEGA lançou inúmeros títulos de videogame para várias plataformas de jogos. Estou confiante de que, por meio da combinação das marcas, personagens e base de fãs de ambas as empresas, bem como da cultura e funcionalidade corporativa, haverá sinergias significativas criadas daqui para frente.
Mais detalhes estão disponíveis no comunicado da SEGA.