Oracle continua tentando tornar o Oracle Linux compatível com RHEL

Imagem com fundo branco com a logo do Oracle Linux estampada no peito do TUX, o mascote do Linux.
Oracle Linux

Após a impressionante decisão da IBM no mês passado de que eles começariam a limitar o acesso às fontes do Red Hat Enterprise Linux , o AlmaLinux rapidamente começou a trabalhar em um caminho a seguir e o Rocky Linux também compartilhou algumas ideias de como eles podem continuar fornecendo uma distribuição Linux compatível com RHEL. Estávamos esperando a Oracle comentar sobre seus planos para a distribuição Oracle Linux compatível com RHEL e hoje eles finalmente emitiram uma declaração. Portanto, a Oracle continua tentando tornar o Oracle Linux compatível com RHEL.

Há um press release da Oracle intitulado Keep Linux Open and Free—We Can’t Afford Not To. O comunicado foi divulgado por Edward Screven, Chief Corporate Architect da Oracle, e Wim Coekaerts, Head of Oracle Linux Development.

O Oracle Linux melhorou ao longo dos anos e, além de ser compatível com RHEL, trabalhou em outros recursos, como o Unbreakable Enterprise Kernel.

Nesse post, eles observam que a Oracle pretende continuar trabalhando no Oracle Linux e ainda torná-lo compatível com o upstream do Red Hat Enterprise Linux, sem observar quais etapas podem ser tomadas para obter as fontes no futuro.

Oracle continua tentando tornar o Oracle Linux compatível com RHEL

“Quanto à Oracle, continuaremos perseguindo nossa meta para o Linux de forma transparente e aberta como sempre fizemos, minimizando a fragmentação. Continuaremos a desenvolver e testar nossos produtos de software no Oracle Linux. O Oracle Linux continuará a ser compatível com RHEL na medida em que nós podemos fazer isso. No passado, o acesso da Oracle à fonte RHEL publicada foi importante para manter essa compatibilidade. Do ponto de vista prático, acreditamos que o Oracle Linux permanecerá tão compatível quanto sempre foi até a versão 9.2, mas depois disso, pode haver uma chance maior de surgir um problema de compatibilidade. Se uma incompatibilidade afetar um cliente ou ISV, a Oracle trabalhará para remediar o problema.”

https://www.oracle.com/news/announcement/blog/keep-linux-open-and-free-2023-07-10/
https://www.oracle.com/news/announcement/blog/keep-linux-open-and-free-2023-07-10/

O anúncio da Oracle também acrescenta:

“Queremos enfatizar aos desenvolvedores Linux, clientes Linux e distribuidores Linux que a Oracle está comprometida com a liberdade do Linux. A Oracle faz a seguinte promessa: enquanto a Oracle distribuir o Linux, a Oracle fará os binários e o código-fonte dessa distribuição de forma pública e gratuita. disponível. Além disso, a Oracle aceita distribuições downstream de todos os tipos, comunitários e comerciais. Estamos felizes em trabalhar com distribuidores para facilitar esse processo, trabalhar juntos no conteúdo do Oracle Linux e garantir que os produtos de software Oracle sejam certificados em sua distribuição.

Pelo Dessa forma, se você é um desenvolvedor Linux que discorda das ações da IBM e acredita na liberdade do Linux como nós, estamos contratando.

Uma observação para ISVs: as ações da IBM não são do seu interesse. Ao acabar com o CentOS como uma alternativa RHEL e atacar o AlmaLinux e o Rocky Linux, a IBM está eliminando uma maneira de seus clientes economizarem dinheiro e disponibilizar uma parte maior de suas carteiras para você. Se você ainda não oferece suporte ao seu produto no Oracle Linux, ficaremos felizes em mostrar como isso é fácil. Dê mais opções aos seus clientes.

Finalmente, para a IBM, aqui está uma grande ideia para você. Você diz que não quer pagar todos esses desenvolvedores RHEL? Veja como você pode economizar dinheiro: basta retirar conosco. Torne-se um distribuidor downstream do Oracle Linux. Ficaremos felizes em assumir o fardo.”

Algumas das melhores palavras que vi da Oracle em anos. Eles não têm o melhor histórico, considerando como fecharam o desenvolvimento do OpenSolaris, mas na frente do Oracle Linux, pelo menos, eles têm se saído bem. Veja aqui o edital na íntegra .