A decisão da Red Hat de limitar o uso do código proprietário continua rendendo muito assunto no mundo open source. Foram muitas as novidades nas últimas semanas seguindo a decisão da Red Hat de limitar o acesso a fontes RHEL que por sua vez levam a mudanças para o AlmaLinux, encontrando novas maneiras de obter fontes no Rocky Linux, declarações interessantes da Oracle, e até SUSE forking RHEL. Em meio a tudo isso, o Projeto CentOS garante que eles continuarão abertos a todos os interessados. Lembrando que esta é uma versão liberada pela própria Red Hat.
As fontes públicas do RHEL agora serão basicamente o código upstream do CentOS Stream para o qual as futuras versões do Red Hat Enterprise Linux serão baseadas.
Mantenedores do Projeto CentOS diz que continuam “abertos a todos”
O Projeto CentOS emitiu uma nova declaração ainda na semana passada. Em uma declaração bastante vaga e curta, o Conselho de Administração do CentOS postou no blog oficial do CentOS na sexta-feira que eles estão “abertos a todos” e trabalhando com a comunidade. Porém, nenhuma mudança aparente nas políticas ou qualquer coisa significativa para anunciar neste momento.
A postagem do blog simplesmente diz:
Crescer uma comunidade e facilitar a contribuição das pessoas é um elemento crítico de sucesso. Estamos entusiasmados com o interesse em trabalhar com o projeto CentOS. Desde aprimavera de 2023, o Conselho do CentOS e os membros da comunidade têm trabalhado em um conjunto de diretrizes para ajudar a definir o que o sucesso significa para o CentOS e seus produtos.
Construir comunidade e contribuir faz parte das diretrizes desde o primeiro dia. Estamos entusiasmados com o interesse de novos colaboradores e ansiosos para trabalhar com eles para melhorar o projeto CentOS, nossas comunidades SIG coletivas e o ecossistema Linux em geral.O Conselho de Administração do CentOS
A polêmica está tão intensa que vamos aguardar novas mudanças nesta postura da Red Hat.
Red Hat limita acesso de fontes do RHEL ao CentOS
A Red Hat anunciou no fim do mês passado que o CentOS Stream será agora o único repositório para lançamentos públicos de código-fonte relacionados ao RHEL. Em um movimento que provavelmente vai prejudicar alguns usuários e desenvolvedores da comunidade Linux, a Red Hat decidiu que o CentOS Stream será o único repositório para o código-fonte público relacionado ao Red Hat Enterprise Linux.
Os clientes pagantes da Red Hat ainda terão acesso às fontes RHEL apropriadas por meio do Red Hat Customer Portal.Ao limitar as fontes públicas do RHEL ao CentOS Stream, agora será mais difícil para as distribuições Linux corporativas comunitárias/off-shoot como Alma Linux, Rocky Linux, Oracle Linux etc.
Este é outro movimento após a reformulação anterior do CentOS que vai abalar alguns no mundo de código aberto com a Red Hat continuando a mudar o foco maior no CentOS Stream como o RHEL upstream e atendendo o RHEL de forma mais explícita para seus clientes pagantes.Enquanto isso, os engenheiros da Red Hat também estão trabalhando no CentOS Stream 10 como base para o futuro Red Hat Enterprise Linux 10.
Fedora também nesta jogada
Em breve poderemos ter mais uma versão do Fedora voltado a empresas. Assim, avançam os planos em torno do novo Fedora Enterprise Linux Next (ELN) e detalhes foram compartilhados na semana com o processo de lançamento do CentOS Stream 10 em andamento, que acabará por formar a base do Red Hat Enterprise Linux 10. Sendo assim, o CentOS Stream 10 começa a ser desenvolvido e deve ficar pronto em 2024.
Os engenheiros da Red Hat estão “começando ativamente o processo de lançamento do CentOS Stream10 ” e uma importação em massa de todo o conteúdo do Fedora ELN para o CentOS Stream 10 é esperada para julho. A criação inicial da ramificação do CentOS Stream 10 no Gitlab para todos os pacotes no conjunto de pacotes de tempo de execução do Fedora ELN está prevista para a semana de 19 de julho.