Ao que tudo indica, o driver do sistema de arquivos OpenZFS 2.2 para sistemas Linux e FreeBSD deve sair muito em breve. No entanto, por enquanto, acaba de sair o terceiro candidato a lançamento. Assim, o OpenZFS 2.2-rc3 lançado com suporte para Linux 6.4.
Candidatos anteriores ao lançamento do OpenZFS 2.2 trabalharam na compatibilidade do kernel do Linux 6.4, enquanto com 2.2-rc3 o meta tracker no suporte do Linux 6.4 foi marcado como concluído. O OpenZFS 2.2 funcionará no Linux 3.10 por meio de kernels estáveis ??do Linux 6.4 ou FreeBSD 12.2 e mais recentes.
O OpenZFS 2.2-rc3 também traz várias outras correções de bugs, implementando ioctls de clone do lado do sistema de arquivos e funções de cópia/clone.Mais amplamente para o OpenZFS 2.2, este lançamento de recurso está trazendo despejo ARC totalmente adaptável, clonagem de bloco, registro de erro de limpeza, suporte a contêiner Linux, somas de verificação BLAKE3 e suporte corretivo de recebimento ZFS.
OpenZFS 2.2-rc3 lançado com suporte para Linux 6.4
O suporte a container Linux para OpenZFS 2.2 inclui montagens IDMAPPED no namespace do usuário, suporte OverlayFS e suporte à delegação de namespace Linux. Os resultados de desempenho do uso de hash BLAKE3 em comparação com algoritmos são bastante positivos, especialmente com BLAKE3 suportando os modos otimizados AVX2 e AVX-512. O desempenho do OpenZFS BLAKE3 é semelhante ao Edon-R, mas sem ressalvas.
O suporte de clonagem de bloco para OpenZFS permite a clonagem de um arquivo ou um subconjunto de seus blocos em outro arquivo ou no mesmo arquivo, criando referências adicionais aos blocos de dados, mas não copiando os próprios dados. A clonagem de blocos também é descrita como “uma desduplicação rápida e manual”.Downloads e mais detalhes sobre a versão de teste do OpenZFS 2.2-rc3 de hoje via GitHub.