O GNU Emacs 29.1 foi lançado neste final de semana como a atualização mais recente deste popular e poderoso editor de texto. Portanto, com o lançamento do novo Emacs 29.1 a equipe promete acabar com problemas em linhas muito longas.
O GNU Emacs 29.1 traz:
- suporte para Unicode 15, uma nova opção de usuário para desabilitar o modo padrão de alteração de aspas simples consecutivas para aspas duplas;
- um novo comando para alterar o tamanho da fonte globalmente;
- vários menus e melhorias na interface do usuário de texto;
- vários aprimoramentos do Terminal Emacs;
- novos comandos de inserção e manipulação de emojis;
- e uma variedade de outras novas opções de linha de comando.
O GNU Emacs 29.1 agora também tem menos probabilidade de causar problemas ao carregar arquivos com linhas de texto muito longas.
Lançamento: Emacs 29.1 promete acabar com problemas em linhas muito longas. As notas de lançamento explicam:
O Emacs agora é capaz de editar arquivos com linhas muito longas. A exibição de linhas longas foi otimizada e o Emacs não deve mais engasgar quando um buffer em exibição contém linhas longas. A variável ‘long-line-threshold’ controla se e quando essas otimizações de exibição estão em vigor.Uma variável complementar ‘large-hscroll-threshold’ controla quando outro conjunto de otimizações de exibição está em vigor, que visam especificamente acelerar a exibição de linhas longas truncadas na exibição.
Se você ainda tiver lentidão ao editar arquivos com linhas longas, isso pode ser devido ao truncamento de linha ou a um dos modos secundários ativados ou ao modo principal atual. Tente desligar o truncamento de linha com ‘Cx x t’, ou tente desabilitar todos os modos menores lentos conhecidos com ‘Mx so-long-minor-mode’, ou tente desabilitar ambos os modos lentos menores conhecidos e o modo maior com ‘Mx so-long -mode’ ou visite o arquivo com ‘Mx find-file-literally’ em vez do usual ‘Cx Cf’.
Downloads e mais detalhes sobre o GNU Emacs 29.1 através do anúncio de lançamento.
GNU Binutils 2.41 lançado com suporte Intel FRED, LKGS, AMX-COMPLEX
O GNU Binutils 2.41 foi lançado hoje como a mais recente grande atualização para esta importante coleção de utilitários binários presentes na maioria dos sistemas Linux e outras plataformas.O GNU Binutils, assim como a maioria dos lançamentos, apresenta novas instruções de CPU com o GNU Assembler (Gas) que faz parte desta coleção. Intel FRED, LKGS e AMX-COMPLEX estão entre as novas instruções suportadas pelo montador. O suporte à CPU LoongArch também teve melhorias com agora o manuseio de instruções LSX, LASX, LVZ e LBT, bem como o relaxamento do vinculador LoongArch foi adicionado.
A Intel continua com seus preparativos FRED e LKGS para Linux e o ecossistema de software de código aberto.
O GNU Binutils 2.41 também apresenta várias melhorias no linker, suporte para o processador Sony Allegrex usado pelo Sony PlayStation Portable (PSP), uma nova versão do libsframe, suporte RISC-V para várias extensões mais recentes, como Zicond e Zfa e o instruções de criptografia vetorial.Downloads e mais detalhes sobre todas as alterações do GNU Binutils 2.41 por meio do anúncio da lista de discussão.