O kernel Linux 6.5 está pronto para ser enviado com USB4 v2 inicial, além de WiFi 7 e padrão AMD P-State EPP. Salvo qualquer problema de última hora, espera-se que o kernel Linux 6.5 seja lançado como estável ainda hoje, 27 de agosto. Aqui está um lembrete sobre todas as grandes mudanças e novos recursos desta próxima versão do kernel, que é especialmente rica em adições interessantes para usuários Intel e AMD Linux.
Há muita coisa reservada para o Linux 6.5, mas é assim com a maioria dos ciclos de kernel.
Linux 6.5 pronto para ser enviado com USB4 v2 e WiFi 7. Entre as mudanças mais interessantes que encontro no Linux 6.5 incluem:
- Padronização para AMD P-State EPP em vez de ACPI CPUFreq para AMD Ryzen Zen 2 e laptops/desktops mais recentes que suportam ACPI CPPC. Isso é ótimo e pode significar ganhos de desempenho/eficiência energética;
- Suporte EDAC da série Ryzen 7000;
- Balanceamento de carga aprimorado para CPUs híbridas Intel Core entre a combinação de núcleos P e E;
- Várias adições no início da preparação para futuros processadores Intel Lunar Lake do suporte SoundWire ACE2.x a vários novos IDs PCI adicionados;
- Suporte ao AMD FreeSync Video habilitado por padrão;
- Suporte para overclock da série Radeon RX 7000;
- Atualização de taxa variável Intel para painéis de laptop eDP;
- Para jogadores de Linux, há várias melhorias no controlador, como um driver de controlador NVIDIA SHIELD que foi implementado, bem como suporte a ruído funcionando para mais controladores Microsoft Xbox;
- Suporte inicial para USB4 v2e habilitação inicial para o controlador Intel Barlow Ridge;
- Continuação da ativação do WiFi 7;
- Mais placas-mãe de desktop desfrutando de relatórios de sensores de hardware em funcionamento;
- Suporte ao driver MIDI 2.0.
Linux 6.5 de última hora corrige uma regressão de desempenho com queda de 34% em um micro-benchmark
Embora o Linux 6.5 seja lançado hoje, o fluxo de correções de última hora ainda não acabou. Foram enviadas algumas correções x86 para Linux 6.5 Git antes de sua marcação final – ou Linux 6.5-rc8 se Linus Torvalds decidir prolongar o lançamento por mais uma semana. O que torna a solicitação pull de fim de semana notável é que ela possui uma correção para uma regressão de desempenho devido a um conjunto ausente de X86_FEATURE_OSXSAVE.
O patch que aborda o problema explica que os testes de dia 0 do kernel Linux da Intel revelaram uma regressão de desempenho de 34,6%. O culpado se resume à falta de duas linhas de código simples para verificar e configurar X86_FEATURE_OSXSAVE anteriormente no processo de inicialização.
Esta é uma regressão apenas para o novo código introduzido durante a janela de mesclagem do Linux 6.5. A introdução da regressão foi a mudança do Linux 6.5 para atrasar a inicialização da FPU x86 como parte da limpeza do processo de inicialização . O robô de teste do kernel da Intel relatou a regressão em meados de julho, mas foi só hoje que uma correção chegou ao kernel principal.
Esta regressão de desempenho de 34,6% foi descoberta pelo caso de teste stress-ng af-alg (exercendo o domínio de soquete AF_ALG) como um micro-benchmark, mas pelo menos isso foi detectado e corrigido antes da provável estreia estável do Linux 6.5.