Uma boa surpresa para quem espera a nova versão da distribuição Fedora Linux. É que acaba de lançado o Fedora 39 Beta e a distribuição vem com DNF mais rápido e desktop GNOME 45. A versão beta do Fedora 39 já está disponível para teste antes de seu lançamento estável planejado antes do final de outubro.
“O Projeto Fedora tem o prazer de anunciar a disponibilidade imediata do Fedora Linux 39 Beta, o próximo passo em direção ao lançamento planejado do Fedora Linux 39 no final de outubro”.
O Fedora 39 Beta traz muitas atualizações em relação ao Fedora 38, incluindo um DNF mais rápido, o desktop GNOME 45 para Fedora Workstation, o pacote de escritório LibreOffice 7.6, a pilha de compiladores LLVM 17 disponível e muitos outros pacotes atualizados disponíveis.
Fedora 39 Beta vem com DNF mais rápido e desktop GNOME 45
Durante meus breves testes do Fedora 39 beta até agora, ele tem funcionado bem. Começarei a testar o Fedora 39 em mais sistemas e fazer benchmarking em breve. Estou ansioso para usar o Fedora 39 em meu sistema de produção principal ao atualizar para o laptop Lenovo ThinkPad P14s Gen4 Phoenix.
Para obter a versão beta da distribuição, é simples. Primeiramente, você pode acessar os links a seguir com as principais ISOs do projeto:
- Fedora Workstation 39 Beta
- Fedora Server 39 Beta
- Fedora IoT 39 Beta
- Fedora Cloud 39 Beta
- Fedora CoreOS “next” stream
Do mesmo modo, pode experimentar uma das muitas variantes de desktop disponíveis por meio do Fedora Spins. Há opções como KDE Plasma, Xfce, ou Cinnamon no link Fedora Linux Spins.
Da mesma forma, pode apenas fazer um update no sistema já existente e exprimentar a versão beta. Saiba como usando o link DNF system-upgrade.
Mais detalhes sobre as mudanças no Fedora 39 Beta através do anúncio de lançamento no site FedoraMagazine.org. Mais detalhes sobre as alterações do Fedora 39 também podem ser encontrados no Fedora Wiki.