Armbian 23.11 vem com Linux Kernel 6.6 LTS e suporte para novos dispositivos. Esta versão também apresenta compilações diárias de imagens baseadas nos sistemas operacionais Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur) e Debian Testing (Trixie).
O projeto Armbian anunciou o lançamento e disponibilidade geral do Armbian 23.11 como a versão mais recente desta distribuição GNU/Linux adaptada para dispositivos embarcados com tecnologia ARM baseados em Debian GNU/Linux e Ubuntu.
Armbian 23.11 (codinome Topi) apresenta suporte para novos dispositivos, incluindo os computadores de placa única Khadas VIM1S e Khadas VIM4, kit inicial de processador Texas Instruments SK-TDA4VM para sistemas de visão de IA de ponta, gateways IoT NanoPi R6S e NanoPi R6C, plataforma de desenvolvimento HiKey 960 , placa ArmSoM-W3, reprodutor de mídia Tanix TX6, mini PCs ARM Inovato Quadra e Mekotronics R58X-Pro, bem como o tablet Xiaomi Pad 5 Pro.
Armbian 23.11 lançado com Linux Kernel 6.6 LTS e suporte para novos dispositivos
“Por uma década, o Armbian Linux tem estado na vanguarda do avanço e do suporte ao diversificado cenário de computadores de placa única (SBC). Com 16 lançamentos pontuais em nosso currículo desde a adoção desta metodologia, estamos aprimorando continuamente nossas ofertas”, disse o Armbian Project.
Outras mudanças dignas de nota nesta versão incluem a mudança do gerenciador de login padrão de LightDM para SDDM para o desktop KDE Plasma e GDM para o desktop GNOME, suporte para kernel Linux 6.6 LTS para a oferta de kernel edge, configurações de kernel atualizadas para suporte Waydroid e Redroid e Suporte Bluetooth para placas Khadas VIM1S/VIM4.
Armbian 23.11 também promete suporte de hardware aprimorado para diversas placas, como Orange Pi 3 LTS, LicheePi 4A, JetHome JetHub D1+, Banana Pi BPI-CM4, ROCKPro64 e Radxa ROCK5, suporte para Rockchip RK3528 SoC com HDMI experimental e EDK2/ Suporte UEFI, uma nova opção para forçar a proporção de 16×9, um serviço systemd para ativar o ventilador no modo automático e novos papéis de parede padrão.
Por último, mas não menos importante, Armbian 23.11 apresenta construções diárias de imagens baseadas nos sistemas operacionais Ubuntu 23.10 (Mantic Minotaur) e Debian Testing (Trixie). O suporte para o ambiente de desktop KDE Plasma também foi aprimorado nesta nova versão Armbian, que também aprimora o controle de qualidade por meio de testes automatizados e corrige vários bugs para melhorar a funcionalidade.
Você pode baixar o Armbian 23.11 para o seu dispositivo agora mesmo no site oficial.